Gerenciamento Comunicações Projeto: Abordagem Prática ao Processo 10.2 do PMBOK

Gerenciamento Comunicações Projeto
O processo de gerenciamento de comunicações do projeto, conforme definido pelo Project Management Body of Knowledge (PMBOK) no processo (10.2 - Gerir as Comunicações do Projeto), é uma parte vital de qualquer projeto. Este processo garante que todas as informações necessárias sejam produzidas, coletadas, distribuídas, armazenadas e finalmente descartadas de maneira oportuna e adequada.


Planejamento das Comunicações


Durante o processo de planeamento de qualquer projeto, as perguntas cruciais a serem feitas são:

  1. O quê?: Qual tipo de informação do projeto deve ser compartilhada? Por exemplo, isso pode variar de relatórios de status do projeto a atualizações de cronograma ou problemas que precisam ser resolvidos.
  2. Para quem?: Quem precisa receber essas informações? Os stakeholders podem variar de membros da equipe do projeto a clientes, fornecedores e até mesmo reguladores.
  3. Quando?: Com que frequência essas informações serão compartilhadas? A frequência pode ser diária, semanal, mensal, ou depender das necessidades do projeto e dos stakeholders.
  4. Como?: Como as informações serão compartilhadas? O meio pode variar de e-mails a reuniões, teleconferências ou ferramentas de gerenciamento de projetos online.


Por exemplo, num projeto de construção, as atualizações diárias de progresso podem ser necessárias para a equipe no local, enquanto relatórios semanais podem ser suficientes para a administração superior.
 

Identificação dos Stakeholders

 

Para implementar a comunicação eficaz, é essencial entender as necessidades e expectativas dos stakeholders (processo 13.1). Por exemplo, um membro da equipe do projeto pode precisar de informações detalhadas e técnicas, enquanto um stakeholder externo pode requerer uma visão geral do progresso do projeto.

Implementando o Plano de Comunicação

 

Com um plano de gestão de comunicações robusto, a implementação pode começar (processo 10.2). Este processo inclui as seguintes etapas:


  1. Coletar dados: Isso envolve reunir dados de desempenho do projeto. Por exemplo, isso pode incluir horas trabalhadas, custos incorridos e marcos atingidos.
  2. Preparar a informação: Isso envolve transformar os dados brutos em informações úteis para os stakeholders. Por exemplo, os dados podem ser transformados em um gráfico de Gantt para mostrar o progresso em relação ao cronograma.
  3. Distribuir a informação: Isso envolve compartilhar as informações com os stakeholders conforme definido no plano de comunicação. Por exemplo, isso pode incluir o envio de um e-mail com um relatório de status do projeto.
  4. Armazenar a informação: Isso envolve garantir que as informações estejam acessíveis para referência futura. Por exemplo, isso pode envolver o armazenamento de relatórios em uma pasta compartilhada em rede.


Por exemplo, no nosso projeto de construção, o gerente pode coletar dados sobre o progresso da obra, preparar um relatório de status, distribuí-lo por e-mail e, em seguida, armazená-lo em um sistema de gerenciamento de documentos.


Outros Artigos Sobre Gestão de Comunicação

Sendo a comunicação do projeto uma das três areas de conhecimento mais relevante para o sucesso de qualquer projeto, incluimos abaixo os links para os muitos artigos que, aqui no blog, foram já publicados sobre este assunto:

Como Fazer o Plano de Comunicação do Projeto

3 Erros a Evitar na Comunicação do Projeto

PMBOK: Ferramentas e Técnicas - Modelos de Comunicação 

Redes Sociais Corporativas e Gestão de Projetos

Como melhorar a Comunicação do Projeto

PMBOK: Ferramentas e Técnicas - Análise das Necessidades de Comunicação 


Conclusão


A comunicação eficaz é um elemento crucial para o sucesso de qualquer projeto. Os gestores de projetos precisam garantir que todas as informações necessárias sejam comunicadas aos stakeholders corretos, da maneira correta e no momento certo. Implementando o processo PMBOK 10.2, os gerentes podem garantir que a comunicação ocorra sem problemas, melhorando o envolvimento dos stakeholders e aumentando a probabilidade de sucesso do projeto.

 

Tenham bons e bem-sucedidos, projetos.

Grp2ALL

 

Sobre os autores

 

Todos os autores deste blogue são profissionais certificados em Gestão de Projetos com mais de uma década de experiência na área. Geriram, e continuam a gerir, vários projetos de sucesso nas mais diversas indústrias, atuam em vários países do mundo e partilham os seus conhecimentos e ideias através da escrita e do ensino.

Postagens mais visitadas deste blog

PMBOK v6: 7.4 Controlar os Custos do Projeto

PMBOK: Ferramentas e Técnicas – Método PERT