Entendendo os Princípios Orientadores do PMBOK 7: Guia Completo para Gestores de Projetos

Compreender o papel vital dos princípios orientadores na gestão de projetos é uma etapa fundamental para os gerentes de projetos. Esses princípios, que compõem a espinha dorsal da sétima edição do guia PMBOK, representam uma grande mudança de foco em relação às edições anteriores, substituindo os processos e grupos de processos por uma abordagem mais holística e centrada em valores fundamentais.

 

Para realmente apreciar a importância desses princípios, primeiro devemos entender o que um princípio orientador representa. No sentido mais literal, um princípio é uma "verdade ou proposição fundamental que serve como base para um sistema de crença, comportamento ou raciocínio". Portanto, quando nos referimos a princípios orientadores, estamos falando de regras ou verdades fundamentais que servem como alicerce para a prática da gestão de projetos.

No guia PMBOK 7, esses princípios orientadores são intencionalmente universais. Eles são aplicáveis a todos os projetos, independentemente do tamanho, complexidade, setor ou abordagem de gestão adotada. Ou seja, eles são os pilares fundamentais que sustentam todas as práticas eficazes de gestão de projetos.

Por exemplo, consideremos o cenário em que um projeto está enfrentando mudanças significativas em seu escopo devido a um pedido de um cliente importante. Nesta situação, o princípio orientador que diz "ser adaptável e respeitar a mudança" oferece uma luz orientadora para o gerente de projetos. Esse princípio sugere que a mudança é inevitável e deve ser abraçada em vez de resistida. Portanto, o gerente de projetos, guiado por este princípio, pode trabalhar para reajustar o plano do projeto de acordo com o novo escopo, ao invés de tentar resistir à mudança ou forçar a execução do plano original.

 

Os princípios orientadores servem como um farol para o gerente de projetos ao navegar pelas diversas decisões e desafios que surgem durante a vida de um projeto. Eles não fornecem respostas diretas, mas ajudam a moldar as perguntas corretas que conduzem à decisão mais apropriada. Por exemplo, perguntas como "Como posso melhor gerir as expectativas das partes interessadas?" ou "Como posso garantir que os recursos do projeto sejam utilizados da maneira mais eficaz?" são orientadas pelos princípios que enfatizam a colaboração e a entrega de valor.

Além disso, os princípios orientadores são vitais para promover uma cultura de excelência em gestão de projetos. Ao fornecer a todos os membros da equipe de projeto uma compreensão clara das expectativas e dos valores que a organização mantém, eles ajudam a criar um ambiente que valoriza a colaboração, a comunicação aberta, a aprendizagem contínua e a melhoria contínua.

Por exemplo, um gerente de projetos que aplica o princípio de "liderar com respeito e empatia" promoverá um ambiente em que os membros da equipe se sintam valorizados e respeitados. Isso pode se traduzir em uma maior satisfação no trabalho, o que pode, por sua vez, resultar em maior produtividade e melhores resultados de projeto.

 

Em suma, os princípios orientadores no contexto do PMBOK 7 são mais do que apenas regras ou diretrizes. Eles representam a estrutura que sustenta a prática da gestão de projetos. Ao adotar e aplicar esses princípios, os gerentes de projetos podem não apenas melhorar a qualidade e a eficácia de seus projetos, mas também promover uma cultura de excelência em gestão de projetos que beneficia a todos os envolvidos. Com um entendimento claro desses princípios, os gerentes de projetos podem navegar eficazmente pelas complexidades inerentes à gestão de projetos, tomando decisões informadas que conduzem a resultados de projetos de sucesso.

Em proximos artigos iremos detalhar o que são e como se usam os 8 principios orientadores da Gestão de Projetos que são a base da nova versão da metodologia de gestão de projetos proposta no PMBOK 7.

 

 

 

Tenham bons e bem-sucedidos, projetos.

Grp2ALL

 

Sobre os autores

 

Todos os autores deste blogue são profissionais certificados em Gestão de Projetos com mais de uma década de experiência na área. Geriram, e continuam a gerir, vários projetos de sucesso nas mais diversas indústrias, atuam em vários países do mundo e agora partilham os seus conhecimentos e ideias através da escrita e do ensino.

 

 

 

 

 

Postagens mais visitadas deste blog

PMBOK v6: 7.4 Controlar os Custos do Projeto

PMBOK: Ferramentas e Técnicas – Método PERT