10 Melhores Ferramentas de Gestão de Projetos para Freelancers - Gratuitas ou de Baixo Custo (Atualização 2023)

A maioria do software de apoio à gestão de projetos é caro e não está acessivel a todos os que dele necessitam, sobretudo se essas pessoas  trabalham como freelancer, não têm muito dinheiro para investir em ferramentas dispendiosas, e por isso procuram ferramentas que possam utilizar para o planeamento e gestão de projectos. Todas as ferramentas apresentadas são de baixo custo, e a maioria delas têm opção gratuita e modelos de subscrição paga no caso em que necessitemos de mais funcionalidades.

Tentámos ordenar as ferramentas apresentadas com base na sua popularidade. Contudo deve ter em atenção que ordenar a lista de ferramentas de gestão de projetos por popularidade pode ser um pouco subjetivo, pois depende de vários fatores, como o número de usuários, a reputação no mercado, e as avaliações e comentários dos usuários.

Assim fizemos a ordenação com base no número estimado de usuários, a presença no mercado, e a frequência com que estas ferramentas são discutidas e recomendadas em publicações online e fóruns de discussão sobre gestão de projetos e trabalho freelancer.

Esperamos que a lista que aqui deixamos vos seja util.
 

Cada uma destas ferramentas tem as suas próprias forças e fraquezas, e a melhor para si dependerá das suas necessidades específicas. Pode querer experimentar algumas diferentes para ver qual gosta mais.

Para que possa fazer uma escolha mais informada, adicionámos o link para cada uma das ferramentas sugeridas o que lhe permitirá mais facilmente aceder ao site respetivo e conhecer com mais detalhe quais as funcionalidades que oferecem e os respetivos planos de preços.
 

1. Slack

Uma plataforma de comunicação que pode integrar com muitas outras ferramentas. Oferece planos gratuitos e pagos.

Pontos fortes: Excelente para comunicação e colaboração, pode integrar-se com um grande número de outras ferramentas.

Pontos fracos: A versão gratuita tem limitações (como um limite de mensagens pesquisáveis), pode ser distrativo com contínuas notificações.

   - URL: https://slack.com/

É essencialmente uma ferramenta de comunicação, contudo como é muito usada, e seguindo os critérios de popularidade anunciados, ficou em primeiro lugar embora tenhamos duvidas que, só por si permita gerir um projeto de forma eficiente. 

2. Trello

Uma ferramenta de gestão de projetos simples e fácil de usar baseada em quadros Kanban. A versão gratuita é bastante robusta, mas também existem planos pagos para funcionalidades mais avançadas.

Pontos fortes: Fácil de usar, flexível e altamente visual com o seu sistema de cartões e quadros. A versão gratuita é robusta.

Pontos fracos: Menos adequado para projetos maiores ou mais complexos, capacidades de relatório e exportação limitadas.

   - URL: https://trello.com/


3. Asana

Esta ferramenta permite a gestão de projetos, armazenamento de arquivos e colaboração. É gratuita para até 15 usuários e tem uma interface fácil de usar.

Pontos fortes: Fácil de usar, bom para monitorizar o progresso de projetos, versátil com diferentes visualizações de projeto (lista, quadro, cronograma, calendário).

Pontos fracos: Pode ser esmagador para projetos pequenos devido às extensas funcionalidades, a versão gratuita é um pouco limitada, o armazenamento de arquivos não é tão abrangente quanto em algumas outras ferramentas.

   - URL: https://asana.com/

 

4. Jira

Excelente ferramenta para a gestão de projetos ágeis, particularmente para projetos de desenvolvimento de software. Tem um nível gratuito para até 10 usuários, e planos pagos para mais usuários ou funcionalidades avançadas.

Pontos fortes: Excelente para projetos de desenvolvimento de software ágil, altamente configurável, funcionalidades robustas de relatórios.

Pontos fracos: Pode ser exagerado para projetos simples, tem uma curva de aprendizagem, a interface do usuário não é tão intuitiva quanto algumas outras ferramentas.

   - URL: https://www.atlassian.com/software/jira

 

5. Basecamp

Esta ferramenta combina várias ferramentas numa só, como listas de tarefas, fóruns de mensagens, agendas, documentos e armazenamento de arquivos. Há um teste gratuito de 30 dias, e depois custa uma taxa fixa por mês.

Pontos fortes: Combina várias ferramentas numa só, preço fixo independentemente do número de usuários, fácil de usar.

Pontos fracos: Falta a profundidade de funcionalidades que algumas outras ferramentas de gestão de projetos têm, não há plano gratuito além da avaliação gratuita de 30 dias.

   - URL: https://basecamp.com/

 

6. Notion

Esta é uma aplicação de notas e colaboração que permite criar e partilhar notas, bases de dados e muito mais. Existe uma versão gratuita disponível, com mais funcionalidades nos planos pagos.

Pontos fortes: Altamente flexível, combina a tomada de notas com uma variedade de outras funcionalidades, bom para gerir informações e documentos.

Pontos fracos: Tem uma curva de aprendizagem, a aplicação móvel não é tão boa como a versão para computador.

   - URL: https://www.notion.so/

 

7. ClickUp

Oferece funcionalidades de gestão de projetos como tarefas, documentos, objetivos e mais. Tem uma versão gratuita com algumas limitações, e planos pagos para funcionalidade completa.

Pontos fortes: Oferece muitas funcionalidades, altamente personalizável, visa substituir múltiplas ferramentas de gestão de projetos com uma só.

Pontos fracos: Pode ser esmagador devido ao número de funcionalidades, tem uma curva de aprendizagem.

   - URL: https://clickup.com/

 

8. Airtable

Este é um híbrido de base de dados e planilha, com as funcionalidades de uma base de dados aplicada a uma planilha. É gratuito para usar, com funcionalidades avançadas disponíveis a um custo.

Pontos fortes: Muito flexível, fácil de personalizar de acordo com suas necessidades, oferece uma mistura de funcionalidades de planilha e base de dados.

Pontos fracos: Tem uma curva de aprendizagem, pode ser demasiado complexo para projetos muito simples.

   - URL: https://airtable.com/

 

9. Zoho Projects

Esta ferramenta oferece gestão de tarefas e projetos, controle de tempo e rastreamento de bugs. É gratuita para até 3 usuários, com custo adicional para mais usuários ou funcionalidades avançadas.

Pontos fortes: Funcionalidades abrangentes de gestão de projetos, integra-se bem com outras ferramentas Zoho, oferece um portal de cliente.

Pontos fracos: A interface de usuário não é tão moderna ou fácil de usar como algumas outras ferramentas, a versão gratuita é limitada.

   - URL: https://www.zoho.com/projects/

 

10. Wave

Um software gratuito e fácil de usar para as suas necessidades de contabilidade. Ajuda a gerir faturas, pagamentos com cartão de crédito, rendimentos, despesas e muito mais.

Pontos fortes: Fácil de usar, funcionalidades abrangentes para contabilidade de pequenas empresas, sem custos.

Pontos fracos: Falta funcionalidades de contabilidade mais avançadas, integrações limitadas com outras ferramentas.

    - URL: https://www.waveapps.com/

 

 

Tenham bons, bem-sucedidos, projetos.

Grp2ALL

 

Sobre os autores

 

Todos os autores deste blogue são profissionais certificados em Gestão de Projetos com mais de uma década de experiência na área. Geriram, e continuam a gerir, vários projetos de sucesso nas mais diversas indústrias, atuam em vários países do mundo e agora partilham os seus conhecimentos e ideias através da escrita e do ensino.

 

 

 

 

 

Postagens mais visitadas deste blog

PMBOK v6: 7.4 Controlar os Custos do Projeto

PMBOK: Ferramentas e Técnicas – Método PERT