Entendendo os Princípios Orientadores do PMBOK 7: Guia Completo para Gestores de Projetos

A gestão de projetos é uma área em constante evolução. A versão mais recente do do guia PMBOK, versão 7, propõe uma profunda mudança no paradigma da gestão, deslocando o foco central da gestão de projeto do foco nos entregáveis para o foco no valor entregue. Para isso propõe uma gestão baseada em princípios orientadores.

Os princípios orientadores definem os alicerces sobre os quais assenta a metodologia proposta. No guia PMBOK 7, temos oito princípios orientadores, todos voltados para oferecer uma melhor entrega de valor.

Este artigo fornece-lhe uma explicação sobre cada um desses oito Princípios Orientadores, apresenta a descrição detalhada de cada princípio, juntamente com exemplos práticos de como eles podem ser aplicados nos seus projetos. Em artigos posteriores iremos analisar com mais detalhe cada um desses oito princípios.


Princípio 1: Ser diligente, respeitoso e colaborativo

Este princípio centra-se na necessidade de se envolver de forma diligente, respeitosa e colaborativa com todas as partes interessadas (stakeholders) do projeto. A gestão diligente pode significar o cumprimento dos prazos acordados, a resolução eficaz de problemas e a manutenção de uma comunicação aberta com todos os membros da equipe e com o cliente. Tratar as partes interessadas com respeito e colaborar com elas pode levar a uma melhor compreensão das suas necessidades e expectativas, resultando em melhores resultados do projeto.


Princípio 2: Demonstração de liderança e compromisso

Este princípio requer que os gerentes de projeto demonstrem liderança e se comprometam com os projetos que lideram. O gestor de projeto é responsável por ... gerir, e não por fazer. Ele deve deixar para os técnicos da sua equipa a responsabilidade de executar, mas deve estar sempre disponível para ajudar, resolver problemas, facilitar e promover as condições necessárias para que os técnicos possam executar as suas atividades. Gerir é também assumir a responsabilidade por um problema que surge durante a execução do projeto, em vez de atribuir a culpa aos membros da equipe. Ao fazer isso, o gerente de projeto demonstra liderança e compromisso, o que pode aumentar a confiança e o respeito dos membros da equipe.

 

Princípio 3: Incorporar qualidade em processos e produtos

Este princípio enfatiza a necessidade de se buscar a qualidade em todas as etapas do projeto, desde o planeamento até a execução e entrega do produto ou serviço. Por exemplo, ao adotar métodos como revisões periódicas do projeto, testes e processos de avaliação e garantia de qualidade durante toda a fase de execução do projeto, os gerentes de projeto podem garantir que os resultados finais atendam ou superem as expectativas.


Princípio 4: Navegar pela complexidade

A gestão de projetos envolve a navegação através de uma variedade de complexidades, desde mudanças no âmbito/escopo do projeto até desafios técnicos e obstáculos operacionais. Este princípio sugere que os gerentes de projeto devem adotar uma abordagem proativa para identificar, entender e navegar por essas complexidades. 

Por exemplo, um gerente de projeto pode realizar uma análise SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) (leia este artigo para saber o que é, e como se faz uma análise SWOT) no início do projeto para identificar possíveis obstáculos e desenvolver estratégias para superá-los.


Princípio 5: Otimizar o risco

Este princípio sugere que os gerentes de projeto devem trabalhar para identificar, analisar e gerenciar ativamente os riscos associados aos seus projetos. Em termos práticos, isso pode envolver a implementação de uma abordagem de gerenciamento de risco que inclua a identificação de riscos, a análise de sua probabilidade e impacto, e o desenvolvimento de planos de resposta a riscos.


Princípio 6: Abraçar a adaptabilidade e a resiliência

Este princípio enfatiza a importância da adaptabilidade e resiliência na gestão de projetos. Isso significa que os gerentes de projeto devem estar prontos para adaptar seus planos conforme necessário e desenvolver resiliência para superar desafios e contratempos. 

Se um projeto estiver enfrentando atrasos o gestor de projeto não deve ficar otimisticamente à espera que os problemas se resolvam e que o tempo a mais utilizado irá ser recuperado posteriormente. Em vez disso o gerente de projeto deve, em conjunto com a equipa do projeto, rever e adaptar o cronograma do projeto, encontrar maneiras de recuperar o tempo perdido, e apresentar essa proposta de forma estruturada e justificada ao cliente do projeto obtendo a sua aprovação para o plano revisto, para as novas datas e para a estratégia proposta.


Princípio 7: Habilitar a mudança para alcançar o valor pretendido

Este princípio sugere que os gerentes de projeto devem trabalhar para permitir mudanças que ajudem a alcançar o valor pretendido. Por exemplo, se uma mudança no âmbito/escopo do projeto for proposta que possa aumentar o valor entregue ao cliente, o gerente de projeto deve estar disposto a analisar essa alteração e, se apropriado, implementar essa mudança.


Princípio 8: Concentrar-se em resultados, valor e benefícios

Finalmente, este princípio sugere que os gerentes de projeto devem se concentrar nos resultados, valor e benefícios que seus projetos proporcionam. Em termos práticos, isso pode envolver o alinhamento do projeto com os objetivos estratégicos da organização e o foco na entrega de valor para o cliente.

 

Em suma, os oito princípios orientadores do PMBOK 7 oferecem uma estrutura valiosa para a gestão eficaz de projetos. Ao compreender e aplicar esses princípios, os gerentes de projeto podem melhorar suas práticas de gestão de projetos e entregar um valor mais significativo para todas as partes interessadas envolvidas.

Em próximos artigos iremos analisar com mais detalhe cada um desses oito princípios, bem como os processos e as ferramentas e técnicas que estão associadas a cada um deles e que permitem a sua aplicação no contexto prático do dia-a-dia.

 

 

Sobre os autores

Todos os autores deste blogue são profissionais certificados em Gestão de Projetos com mais de uma década de experiência na área. Geriram, e continuam a gerir, projetos de sucesso nas mais diversas indústrias, atuam em vários países do mundo e partilham os seus conhecimentos e ideias através da escrita e do ensino.

 

 



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