Redes Sociais Corporativas e Gerenciamento de Projetos
Quando
à cerca de 1 ano o partido conservador britânico ganhou, algo
surpreendentemente, as eleições com maioria absoluta muitos disseram que
um dos fatores determinantes para essa vitória foi a capacidade de
transmitir a mensagem através dos canais informais de comunicação sendo o
primeiro-ministro britânico um fiel adepto da Teoria Nudge (Teoria da
Deslocação).
Desenvolvida
no âmbito das ciências do comportamento e da ciência política, a Teoria
Nudge estuda a forma como as pessoas pensam, se comportam e tomam
decisões, com o objetivo de as ajudar a melhorar esses processos. A
utilização dos conceitos subjacentes à Teoria Nudge permitem identificar
e modificar determinados aspetos que influenciam negativamente as
pessoas, ajudando a gerir a mudança.
Em que Consiste a Teoria de Nuge
A
teoria de Nudge foi popularizada pelo livro de 2008, "Nudge: Melhorando
as decisões sobre saúde, riqueza e felicidade", escrito por Richard H
Thaler e Cass Sunstein R. O livro é em grande parte baseado no trabalho
dos prémios Nobel Daniel Kahneman e Amos Tversky.
Essa
teoria advoga que, para influenciar e envolver as pessoas em torno de
determinado projeto, é necessário utilizar comunicação direta e
comunicação indireta de ideias, mensagens e informações, de uma forma
subtil e continuada, pois isso permitirá criar progressivamente um clima
propício aos objetivos do projeto.
Essa
comunicação informal é mais eficaz se forem usados canais de
comunicação, como sejam as redes sociais, que não são habitualmente
usados no contexto dos projetos e das organizações. Contudo, as redes
sociais regem-se por princípios e mecanismos próprios, os quais devem
ser corretamente entendidos para que os resultados pretendidos sejam os
desejados.
Para
difundir informação que ajude alterar comportamentos, expetativas e
perceções através das redes sociais não basta "pegar" na informação que é
preparada para ser difundida pelos canais formais e publica-la na rede.
Essa abordagem simplista terá, na melhor das hipóteses, efeito nulo nos
resultados do projeto.
Subtil,
Continuada e Progressiva são os três adjetivos centrais para comunicar
adequadamente através das redes sociais. A esses três adjetivos somam-se
outros dois: Paciência e Persistência. Compreender a forma como as
redes sociais funcionam, os interesses das pessoas que as frequentam, e
ter a noção de que usar as redes sociais para influenciar o resultado de
um projeto é diferente de usá-las para transmitir opiniões, são fatores
essenciais para que os resultados obtidos sejam aqueles que pretendemos
e não os opostos.
A Importância da Comunicação Informal na Gestão de Projetos
Quando
explicamos porque é que as organizações realizam projetos costumamos
dizer que elas o fazem para resolver problemas (por ex. ineficiências
internas que originam excesso de custos) ou aproveitar oportunidades
(por ex. criar um novo produto que se pensa ser do agrado de um
determinado segmento de clientes). Importante para o sucesso de cada
novo projeto é que as pessoas que vão ser por ele afetadas entendam essa
necessidade e aceitem fazer um esforço para se adaptarem à nova
realidade que o resultado do projeto impõe.
Em
maior ou menor grau todos os projetos obrigam a mudanças e a
comunicação informal desempenha um papel determinante na aceitação dessa
mudança.
Hoje
em dia quase todas as organizações replicam internamente os mecanismos
das redes sociais de forma a difundir informação pelos seus
colaboradores. Quase todas as empresas têm uma intranet, ou uma página,
ou um grupo no facebook que pode ser público, ou privado para acesso só
aos seus colaboradores, e algumas têm mesmo conta no twitter. Estes
meios costumam ser usados para difusão de informação de carácter geral
mas raramente são aproveitadas para difundir informação sobre os
projetos que a organização valoriza e que pretende implementar.
Os
mecanismos de rede social internos da organização são o meio ideal
para, desde a fase mais inicial do projeto explicar a todos, que
problema ou que oportunidade é essa, qual a sua gravidade, ou quais os
ganhos potenciais que se pretendem obter, de forma a "trazer" as pessoas
para o projeto.
Contudo
a disseminação dessa informação deve sempre ser precedida de um estudo
que permita conhecer quais as preocupações e necessidades relevantes, e
obedecer a uma estratégia consistente, persistente, e de aprofundamento
sucessivo, que permita a cada um dos grupos alvos ir consolidando uma
opinião informada e favorável aos objetivos do projeto.
Conclusões a Reter e Outras Leituras
Nunca
se esqueça. Mais do que usar as redes sociais para difundir informação
sobre o andamento do projeto preocupe-se, em antecipação, na criação de
um ambiente favorável à aceitação do seu resultado.
Outra
coisa que nunca deve esquecer. As redes sociais são em grande medida
incontroláveis. A estratégia de comunicação deve ser simples, ter
objetivos bem definidos, e passar uma mensagem clara, linear e
facilmente percetível.
Para consultar mais informação sobre a comunicação do projeto comece por ler no blog o nosso artigo sobre os 3 Erros a Evitar na Comunicação do Projeto. Depois leia Como Fazer o Plano de Comunicação do Projeto. Em continuação pode ler o que diz o PMBOK sobre o processo: 10.1 Planear a Gestão da Comunicação do Projeto e aprofundar um pouco o tema lendo os artigos que lhe ensinam a Identificar as Necessidades de Comunicação, a compreender os Modelos de Comunicação existentes, e a selecionar os Métodos de Comunicação mais adequados à realidade do seu projeto (contexto organizacional, tipo de produto ou serviço, etc.).
Para finalizar consulte os artigos sobre aos restantes dois processos do PMBOK relativos à gestão de Comunicação (10.2 Gerir as Comunicações; 10.3 Controlar as Comunicações), e termine com um artigo onde apresentamos algumas dicas, e conselhos práticos, sobre o que pode fazer para melhorar a comunicação do seu projeto.
Grp2ALL