Contrato de Preço Fixo Simples (Firm Fixed Price, FFP)


PMBOK Tipos de Contrato de Preço Fixo
Tipos de Contrato de Preço Fixo no PMBOK
No âmbito dos processos de gestão de aquisições o PMBOK apresenta 3 modelos distintos de contratos: Contratos de Preço Fixo, Contratos de Preço Variável e Contratos de Tempo e Materiais.

Cada um destes modelos engloba vários tipos de contratos distintos. O tipo de contrato a escolher deve ser o que mais se adequa à realidade da organização onde o projeto está a ser executado e ás características do produto, serviço ou resultado que se pretende criar.





Os contratos de preço fixo são contratos em que tanto o valor a pagar (o preço, na ótica do cliente), como a descrição das características do produto, serviço ou resultado, estão explicitados, de forma detalhada, no texto do contrato ou nos seus anexos.

Do PMBOK constam os seguintes três tipos de contrato de preço fixo:

  • Contratos de Preço Fixo Simples (Firm Fixed Price Contracts, FFP
  • Contratos de Preço Fixo com Pagamento de Incentivos (Fixed Price Incentive Fee Contracts, FPIF)
  • Contratos de Preço Fixo com Preço Ajustado (Fixed Price with Economic Price Adjustments Contracts, FP-EPA)
Neste artigo apresentaremos em detalhe as características, os benefícios e as questões relacionadas com o primeiro destes três tipos de contrato. 

Contratos de Preço Fixo Simples (Firm Fixed Price Contracts, FFP)


É o tipo de contrato mais comum em projetos e o preferido pela maioria dos clientes porque o preço dos bens é fixado no inicio e não será alterado, a menos que o âmbito se altere. Sendo o preço fixo, as alterações que eventualmente aconteçam no custo são responsabilidade do fornecedor.

Contudo este tipo de contrato tem um grave problema que raramente é apercebido pelo cliente, e que consiste na inexistência de incentivos para que o fornecedor exceda aquilo que foi contratado o que pode contribuir para que o cliente não consiga maximizar o valor que retira do produto ou serviço que está a adquirir.

Veja no vídeo quais são as características deste tipo de contratos e também os cuidados que, tanto clientes como fornecedores, devem ter na sua utilização.




Bons Projetos
Grp2ALL





Postagens mais visitadas deste blog

PMBOK v6: 7.4 Controlar os Custos do Projeto

PMBOK: Ferramentas e Técnicas – Método da Corrente Crítica (Parte 1)