Postagens

Mostrando postagens de 2017

Ferramentas e Técnicas Para a Qualidade

Imagem
O controlo da qualidade do projeto é feito com recurso a um conjunto de ferramentas complementares usadas, de uma forma mais ou menos idêntica, por todas as metodologias de qualidade.     A informação, recolhida e trabalhada por meio dessas ferramentas, permite ao gestor de projeto, e à sua equipa, ter um conhecimento detalhado sobre o efeito que o processo de garantia da qualidade está a ter, tanto no processo de gestão do projeto, como no produto ou serviço que está a ser criado.

14 Princípios de Deming para Gerir a Melhoria da Qualidade (Parte 1)

Imagem
Os denominados "14 princípios", estabelecidos por Deming, constituem o fundamento dos ensinamentos ministrados aos altos executivos no Japão, em 1950 e nos anos subsequentes. Esses princípios são a essência da filosofia em que assenta o ciclo PDCA de melhoria continua de qualidade, e aplicam-se a todas as áreas das organizações e a qualquer tipo de organização independentemente da sua dimensão ou do setor de atividade em que atuem.

5 Ótimos Softwares Opensource Para Gestão Ágil de Projetos

Imagem
Uma tendência dos últimos anos na área da da gestão de projetos é que o AGILE continuará a ganhar popularidade. No relatório anual de AGILE da VersionOne é referido que aproximadamente 24% dos entrevistados trabalham em organizações que praticam este método de gerir projetos há mais de cinco anos. Este número compara com os 19% mencionados no relatório de 2013, o que quer dizer que, não só a utilização do AGILE está a aumentar, mas também que cada vez mais empresas optam pelos métodos ágeis para gerir os seus projetos .                    Este aumento de popularidade tem sido acompanhado de um crescimento quase exponencial no numero de ferramentas para a Gestão Ágil de Projetos o que torna difícil às empresas optarem pela que melhor se adequa às suas necessidades. Conscientes desse problema, avaliamos algumas das ferramentas mais conhecidas à luz de 3 critérios.      A lista abaixo a...

Ciclo PDCA de Deming - Melhoria da Qualidade

Imagem
O ciclo PDCA , ciclo de Walter A. Shewhart ou ciclo de Deming , foi definido por Shewhart na década de 20 do século passado, mas só teve uma verdadeira divulgação após a II guerra mundial quando, por volta do ano de 1950, Deming o começou a usar na industria japonesa.       O  Ciclo PDCA , tem como foco principal a melhoria continua e é uma ferramenta de gestão utilizada por empresas em todo o mundo, com o principal objetivo de tornar os seus processos da gestão mais ágeis, claros e objetivos. O PDCA é aplicado principalmente para redefinir os sistemas de gestão sendo um instrumento para a obtenção progressiva de melhores níveis de gestão e pode ser utilizado em qualquer tipo de empresa, e em qualquer área ou departamento.

Gestão de Projetos: O que São as Lições Aprendidas?

Imagem
Todos os que lidam com projetos conhecem a expressão Lições Aprendidas e apesar disso, se perguntarem a essas pessoas o que são de facto Lições Aprendidas, a maioria delas limitar-se-á a responder: - É aquilo que aprendemos com cada um dos projetos. E alguns, poucos, acrescentarão: - E que deve ser deixado como conhecimento que possibilite uma melhor gestão em projetos futuros.     E se às mesmas pessoas perguntarem: - Dos projetos em que participaram, de quantos foram retiradas, e devidamente documentadas, as respetivas lições aprendidas? A resposta será, quase invariavelmente: - Poucos. Muito poucos.

PMBOK v6: 13.4 – Controlar o Envolvimento dos Interessados (Stakeholders)

Imagem
À semelhança do que acontece com todos os processos, que têm como objetivo controlar algo, o processo do PMBOK relativo ao Controlo do Envolvimento dos Interessados é, essencialmente, um processo que obedece ao ciclo DMAIC o qual é um aprofundamento do ciclo de melhoria de qualidade de Deming – Planear, Fazer, Verificar, Ajustar .               O envolvimento das partes interessadas, ao longo de todas as fases do ciclo de vida do projeto, é um fator determinante para o sucesso de qualquer projeto. 

Não Se Deixe Surpreender Pelos Stakeholders do Seu Projeto.

Imagem
Os interessados (stakeholders) de um projeto, isto é, as pessoas, grupos de pessoas, instituições e organizações, que tem interesse, ou serão afetados, durante e após a conclusão do seu projeto, são um dos fatores que mais fortemente influencia a forma e o sucesso da gestão do projeto, e do correspondente produto ou serviço que dele irá resultar. Por vezes os gestores de projeto não têm conhecimento desta realidade, ou tendo optam por a ignorar, e o resultado é quase sempre fonte de problemas e de instabilidade.

Comunique Melhor Usando Mapas Mentais (Mind Maps)

Imagem
O Mind-Map ou Mapa Mental, é um tipo de diagrama que permite organizar, gerir e comunicar conhecimento. A utilização dos Mapas Mentais (Mind-Maps) é muito abrangente. Sendo um tipo de diagrama habitualmente usado para facilitar a compreensão de problemas, a memorização e a aprendizagem, pode também ser útil como ferramenta de suporte a sessões de brainstorming .  Os mapas mentais são diagramas que procuram representar, de forma detalhada, mas sintética, o relacionamento concetual existente entre informações que normalmente estão fragmentadas e dispersas.

515 Cursos Online Gratuitos a Começar em Abril

Imagem
 A quantidade de formação gratuita e de qualidade disponível online é imensa. Clique aqui para aceder ao artigo onde se apresenta uma lista de cursos a começar em Abril. Há para todos os gostos e interesses ....  ... desde que esses gostos ou interesses  estejam relacionados com Tecnologias de Informação e Ciências da Computação. Aproveitem porque ...  O Saber não ocupa lugar. Grp2ALL

AGILE: Ciclo de Vida de Projeto SCRUM

Imagem
O ciclo de vida de um projeto deve ser adaptado às características do produto ou serviço que o projeto pretende criar. Esta é uma verdade aceite por todos e a comprova-la está o facto de existirem dezenas, talvez centenas, de ciclos de vida de projeto distintos.                  No artigo de hoje vamos explicar o ciclo de vida de projetos AGILE.

4 Erros Que Gestores de Projeto Bem-Sucedidos Nunca Cometem

Imagem
Não é por acaso que uma das frases mais ditas e repetidas pelos gestores de projeto é a de que “O diabo está nos pormenores”.      Mesmo que seja daquelas pessoas que lê todos os livros com conselhos sobre como ser um gestor de sucesso, você deve ter presente que são as pequenas coisas, aqueles pequenos nadas a que você não liga, que vão esgotar a sua energia com tarefas inglórias e que o mantém preso num circulo vicioso de derrotas que o irão levar ao desespero e que, no limite, poderão deitar por terra todos os esforços para que o seu projeto seja bem-sucedido. Quer saber quais os 4 erros mais comuns que os gestores de projeto repetem de forma sistemática? Continue a ler este artigo, e perceba se não está neste mesmo momento a cometer um ou vários desses erros e com isso a pôr em risco as hipóteses de sucesso do seu projeto.

Consequências da Confusão Entre Ciclo de Vida do Projeto e Grupos de Processo

Imagem
Um dos erros frequentes que os gestores de projeto iniciantes fazem, quando leem o PMBOK, é o de não entenderem a diferença que existe entre o conceito de Ciclo de Vida de Projeto, e o conceito de Grupo de Processos de Gestão.           Essa falta de compreensão faz com que seja vulgar ouvir dizer, até a gestores de projeto com alguma experiência, que o PMBOK agrupa os seus processos de gestão de acordo com a fase do ciclo de vida do projeto em que o processo é executado quando, na verdade, o PMBOK agrupa os processos com base no inter-relacionamento que existe entre eles.                    Outro erro frequente é ouvir falar em "Ciclo de Vida de Gestão de Projetos" conceito que não existe e que demonstra bem é a confusão que vai na cabeça de muitas pessoas que se intitulam gestores de projeto. 

AGILE: O que é o BackLog de Produto

Imagem
O BackLog do Produto é a espinha dorsal dos processos de gestão ágil de projetos. Continue a ler para saber: O que é? Como se constrói? E de quem é a responsabilidade de criar e gerir? O BackLog de Produto no contexto do AGILE.

O que é um PMO (Project Management Office aka Escritório de Projeto)?

Imagem
Ainda há bem poucos anos os projetos desempenhavam na organização um papel essencialmente operacional, na maioria das vezes restrito às tecnologias de informação e aos serviços de atendimento e apoio ao cliente. No entanto a gestão de projetos e, consequentemente, a profissão de gestor de projetos, têm vindo, a assumir um papel cada vez mais importante nas organizações, à medida que a gestão de projetos evolui e ganha maturidade. Esta evolução foi acompanhada da criação em muitas organizações de Escritórios de Projeto / Project Management Office (PMO).  Continue a ler para saber: O que é? Quais as funções que desempenha no contexto da gestão organizacional de projetos? e, Quais os primeiros passos a dar para criar um Escritório de Projeto / Project Management Office na sua organização.

Saiba Porque Deve Obter Uma Certificação em Gestão de Projetos

Imagem
Quando está prestes a ser publicada a versão 6 do PMBOK, aquela que é a metodologia mais usada de gestão de projetos, com quase um milhão de praticantes certificados em todo o mundo, achamos que é útil apresentar as razões que levam as empresas a exigir profissionais certificados, como condição obrigatória para o acesso à carreira de gestor de projeto. A obtenção de uma certificação técnica em gestão de projetos atesta a posse de conhecimentos e de competências que tenderão a produzir um impacto muito positivo no sucesso dos projetos e a maior parte das organizações reconhecem que a disponibilidade de gestores de projetos certificados é uma mais-valia e uma importante vantagem competitiva.
Imagem

Deming Princípio #3: Dar Prioridade à Qualidade

Imagem
O terceiro principio para a melhoria progressiva da qualidade proposto por Deming relaciona-se com as mudanças que as empresas têm de concretizar no sentido de incorporar a qualidade no processo de criação, e de fabrico, dos seus produtos.        Historicamente a qualidade começou por ser um processo realizado à posteriori da linha de produção e que, por meio de inspeções sistemáticas, tinha como principal preocupação evitar que os clientes recebessem produtos com defeito.

MS Project 4 AGILE: Usar o Conceito de Velocidade

Imagem
No artigo anterior demonstrámos como podem ser adicionados campos à lista Gantt do MS Project para guardar a informação de que necessitamos de forma a transformar esta lista no BackLog de Produto de um projeto AGILE ( ver aqui ). Porque o conceito de velocidade é um dos conceitos mais importantes para o  planeamento e controlo de projetos ágeis, neste novo artigo vamos explicar como podemos usar o MS Project para calcular a velocidade de uma equipa SCRUM. Continue a ler para aprender como pode configurar a tabela Gantt do MS Project de forma a calcular e controlar a velocidade da equipa de projeto .

Gestão de Projetos: O que é?

Imagem
A gestão de projetos é uma atividade em franco crescimento, a tendência não é de agora, iniciou-se nos anos 90 do século passado, e acelerou com o novo milénio. O Project Management Institute (PMI) estima que entre 2010 e 2020, haverá 6,2 milhões de postos de trabalho de gestão de projetos, só nos Estados Unidos da América.         Os gestores de projeto têm a responsabilidade de manter os projetos no caminho certo para que seja bem sucedida a criação de um determinado produto ou serviço. Eles garantem que os projetos terminar a tempo e dentro do orçamento, ao mesmo tempo, satisfazem as necessidades do cliente. A conjugação destes 3 fatores é aquilo a que, em gestão de projetos, se chama de Triângulo Dourado.           Continue a ler para saber mais sobre as várias metodologias que pode usar na gestão de projetos e sobre as fases do ciclo de vida de gestão de projetos.

Deming Principio #2: Liderar a Transformação

Imagem
Este segundo principio preconiza a adoção de uma nova mentalidade, o que exige que os gestores despertem para os desafios, aprendam quais são as suas responsabilidades e assumam a direção (controle) nas prováveis mudanças do negócio.    Este princípio afeta todos os sistemas de uma empresa e a totalidade dos seus departamentos, mas tem especial incidência nas exigências relativas ao controle da produção.   Esta nova filosofia de liderança potencia as capacidades da organização para redesenhar as suas atividades e os seus processos, simplificá-los, agilizá-los e torná-los mais eficazes, a fim de identificar e satisfazer as necessidades do processo.

MS Project 4 AGILE: Configurar o Backlog do Produto

Imagem
No artigo anterior explicámos as alterações que devem ser feitas de forma a adaptar o MS Project ao método de trabalho por interações ( ver aqui ). Essencialmente explicámos o que é preciso fazer para trabalhar com um único calendário de projeto uma vez que, o trabalho em equipa, essencial ao sucesso dos projetos AGILE Neste novo artigo vamos explicar como se pode alterar a tabela Gantt do MS Project de forma a guardar a informação de que necessitamos para gerir e controlar um projeto SCRUM. Continue a ler para aprender como pode configurar o MS Project de forma a usar a tabela Gantt para criar o Log de Produto de um projeto ágil .

Deming Princípio #1: Definir Objetivos Consistentes

Imagem
Este primeiro principio indica a necessidade de melhoria constante dos produtos e serviços que são fornecidos ao cliente. Essa melhoria obtém-se seguindo uma filosofia de melhoria continua (Kaizan) e criando um propósito constante para a melhoria de produtos e serviços o que permite que a alocação de recursos seja feita com critérios que visam atender as necessidades de longo prazo em vez de olhar para a rentabilidade a curto prazo.