AGILE: O que é o BackLog de Produto
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a ler para saber:
O que é? Como se constrói? E de quem é a responsabilidade de criar e gerir? O BackLog de Produto no contexto do AGILE.
O que é? Como se constrói? E de quem é a responsabilidade de criar e gerir? O BackLog de Produto no contexto do AGILE.
Um
BackLog de Produto corretamente criado, atualizado e gerido é a
ferramenta que permite a concordância de todos e a coordenação de
interesses em torno daquilo que deve ser o objetivo comum do projeto, ao
mesmo tempo que permite às diversas partes interessadas, cliente e
equipa de projeto, avaliar e compreender esse objetivo comum à luz dos
respetivos interesses e perspetivas.
A capacidade para manter um bom BackLog do Produto, ao longo de todo o projeto, é condição necessária para a correta operacionalização do processo de planeamento adaptativo que está no centro de todos os métodos ágeis de gestão de projetos.
A capacidade para manter um bom BackLog do Produto, ao longo de todo o
projeto, é condição necessária para a correta operacionalização do
processo de planeamento adaptativo que está no centro de todos os
métodos ágeis de gestão de projetos (veja aqui qual o ciclo de vida de projeto que suporta os ciclos de planeamento do AGILE).
O BackLog do Produto é uma lista dinâmica do trabalho que tem de ser feito pela equipa de projeto. Esse trabalho está organizado por funcionalidades, e essas funcionalidades estão agrupadas de acordo com a historia de utilizador a que pertencem.
O conceito de história de utilizador é comum à maior parte dos projetos geridos de acordo com um método AGILE. Em termos simples, uma historia de utilizador é, como o próprio nome indica, a descrição que utilizador faz sobre algo (um processo) que ele, utilizador, pretende que o sistema implemente. O conjunto de histórias de utilizador descrevem a totalidade das funcionalidades do produto ou serviço que o projeto terá de criar.
No BackLog de Produto essas Histórias de Utilizador vão sendo incluídas, e priorizadas, com base no valor que cada uma delas tem para o negócio da organização. O objetivo desta priorização é fazer com que o projeto possa entregar em primeiro lugar aos utilizadores as funcionalidades que lhes fazem mais falta, isto é, que têm mais valor para o negócio de forma a que, os utilizadores, e o negócio como um todo, possam começar o mais rapidamente possível a usufruir das vantagens dos resultados do projeto.
O BackLog do Produto é um conjunto de registos (pode ser feito e gerido com base numa simples tabela em Excel) cada um deles representando uma história de utilizador, uma funcionalidade, um requisito, etc. O BackLod do Produto pode ter graus de complexidade muito distintos mas, no mínimo, os registos que o compõem devem conter a seguinte informação:
O que é o BackLog do Produto?
O BackLog do Produto é uma lista dinâmica do trabalho que tem de ser feito pela equipa de projeto. Esse trabalho está organizado por funcionalidades, e essas funcionalidades estão agrupadas de acordo com a historia de utilizador a que pertencem.
O conceito de história de utilizador é comum à maior parte dos projetos geridos de acordo com um método AGILE. Em termos simples, uma historia de utilizador é, como o próprio nome indica, a descrição que utilizador faz sobre algo (um processo) que ele, utilizador, pretende que o sistema implemente. O conjunto de histórias de utilizador descrevem a totalidade das funcionalidades do produto ou serviço que o projeto terá de criar.
No BackLog de Produto essas Histórias de Utilizador vão sendo incluídas, e priorizadas, com base no valor que cada uma delas tem para o negócio da organização. O objetivo desta priorização é fazer com que o projeto possa entregar em primeiro lugar aos utilizadores as funcionalidades que lhes fazem mais falta, isto é, que têm mais valor para o negócio de forma a que, os utilizadores, e o negócio como um todo, possam começar o mais rapidamente possível a usufruir das vantagens dos resultados do projeto.
Como se Constrói e Mantém o BackLog do Produto?
O BackLog do Produto é um conjunto de registos (pode ser feito e gerido com base numa simples tabela em Excel) cada um deles representando uma história de utilizador, uma funcionalidade, um requisito, etc. O BackLod do Produto pode ter graus de complexidade muito distintos mas, no mínimo, os registos que o compõem devem conter a seguinte informação:
- ID: Identificação única (Ex. Número auto-incrementado). Permite manter uma perspectiva histórica em caso de alteração do nome do item
- NOME: Conciso e claro. Compreensível para a equipa e para o dono do produto
- IMPORTÂNCIA: A importância para o negócio que o Dono do Produto atribui a este registo. Atribua-lhe uma escala predefinida. Quanto mais alto mais importante
- ESTIMATIVA INICIAL (aka Pontuação da História): Atribuída pela equipa para a criação desta funcionalidade. A unidade de medida é “dias/homem ideal nas condições ideais”. Ex. (3 pessoas durante 4 dias logo estimativa = 12)
- DESCRIÇÃO: Descrição de alto nível sobre como esta história de utilizador será demonstrada no decurso da reunião de revisão do Sprint
- NOTAS: Qualquer outra informação, clarificação, etc.
Quem é Responsável Pela Criação, Manutenção e Atualização do BackLog do Produto?
A responsabilidade pela criação, refinamento, manutenção e atualização do BackLog do Produto pertence integralmente ao Product Owner (Dono do Produto) do projeto.
Essa responsabilidade traduz-se nas seguintes funções:
- Definir a visão para o produto ou serviço que irá ser criado
- Ser responsável pelo qualidade e priorização de cada um dos itens que integram o BackLog do Produto
- Definir os critérios de aceitação e validar para cada um dos itens que integram o BackLog do Produto
- Representar e conhecer em detalhe os interesses dos clientes do projeto
- Estar disponível para responder às perguntas da equipa no sentido de lhes esclarecer qualquer duvida que tenham sobre as caraterísticas do produto ou serviço que está a ser criado
O Dono do Produto é a pessoa que, num projeto AGILE, é responsável por maximizar o retorno que o negócio obtém do investimento que está a ser feito no projeto. Essa responsabilidade de garantir que as características do produto ou serviço que o projeto está a criar são as funcionalidades que a organização necessita e valoriza é operacionalizada através essencialmente de dois tipos de atuação que estão diretamente relacionados com o BackLog do Produto.
Em primeiro lugar o Dono de Produto controla e define a prioridade, isto é, a ordem segundo a qual as funcionalidades descritas no BackLog do Produto são criadas e disponibilizadas aos utilizadores. Em segundo lugar o Dono de Produto é responsável por garantir que a equipa de projeto compreende perfeitamente os requisitos e as funcionalidades do produto ou serviço que está a ser construido.
Bons Projetos
Grp2ALL