Deming Princípio #3: Dar Prioridade à Qualidade


O terceiro principio para a melhoria progressiva da qualidade proposto por Deming relaciona-se com as mudanças que as empresas têm de concretizar no sentido de incorporar a qualidade no processo de criação, e de fabrico, dos seus produtos.
   
  
Historicamente a qualidade começou por ser um processo realizado à posteriori da linha de produção e que, por meio de inspeções sistemáticas, tinha como principal preocupação evitar que os clientes recebessem produtos com defeito.




A Qualidade Numa Perspetiva Histórica
Contudo, como é explicado no artigo que escrevemos há uns tempos sobre os custos da baixa qualidade (ler aqui), a abordagem centrada nas inspeções tem custos muito elevados.

O que Deming propõe é que as organizações eliminem essa dependência em relação ás inspeções sistemáticas e que se passe para um sistema em que a avaliação do nível de qualidade da organização se baseie na recolha sistemática de informação e na identificação de anomalias estatísticas. Este tipo de gestão estatística da qualidade deve ser aplicado primeiramente no departamento de produção e depois estendido a todas as áreas da empresa.

Deming considera que esse deve ser um primeiro estágio de evolução, e que a qualidade que deve ter por objetivo a introdução de padrões de qualidade, verificáveis, relacionados com o processo e com as características tanto internas como externas do produto (leia aqui quais são as vantagens desta abordagem integrada), de forma a que a organização funcione de forma sistemática segundo padrões de qualidade elevados.

Segundo Deming uma das formas de conseguir a qualidade, será acabar com as inspeções, sendo esses processos de avaliação substituídos por mecanismos de feedback diário que permitam que todos se sintam envolvidos no trabalho e nos objetivos comuns da organização. As atividades de inspeção / avaliação originam repetição do trabalho e não tem como objetivo corrigir o processo que origina o resultado (produto) e centram-se em evitar que produtos defeituosos cheguem ao cliente.


Bons Projetos

Grp 2ALL


Postagens mais visitadas deste blog

PMBOK: Ferramentas e Técnicas – Métodos de Comunicação

PMBOK: Ferramentas e Técnicas – Método PERT