Certificações ITIL


O ITIL agrupa de forma coerente e integrada um conjunto de boas-práticas para a gestão de serviços de TI. Estas práticas ajudam a implantar e manter um gestão de serviços de TI focando em pessoas, processos, tecnologia e parceiros que são usados na entrega de serviços que atendam às necessidades dos clientes. A versão atual, a ITIL V3, foi lançada em junho de 2007. Junto com o lançamento da ITIL V3, também foi lançado um novo esquema de qualificação profissional.



O esquema de qualificação da ITIL V3 é bem estruturado e fornece uma carreira para o profissional que deseja se especializar em gestão de serviços de TI com ITIL.

1. Nível Foundation

ITIL V3 Foundation é a certificação mais básica da ITIL. Neste nível existe um curso é voltado para profissionais de TI que precisam ter conhecimentos básicos dos conceitos da ITIL.

Para prestar este exame de certificação o candidato não é obrigado a participar num programa de formação oficial. É possível obter o conhecimento através de auto-estudo. Os exames são oferecidos em vários centros de testes PROMETRIC e VUE. O exame tem a duração de 60 minutos, é composto por 40 questões de múltipla escolha com apenas uma resposta correta por questão. É necessário obter 65% de acerto para obter a aprovação.

2. Nível Intermediário

Este nível é dividido em duas áreas: Ciclo de Vida e Habilidade. Os módulos do Ciclo de Vida são voltados para quem quer ter um entendimento do Ciclo de Vida do Serviço e seus estágios. Os módulos de Habilidade são orientados para processos, funções e papéis dentro de uma organização de TI. Cada curso nestes módulos possui uma prova de avaliação, e só é possível fazer esta prova participando dos cursos oficiais. É pré-requisito ter a certificação ITIL V3 Foundation para realizar os cursos do nível intermediário. Cada certificação realizada relacionada a um módulo do Ciclo de Vida acumula 3 pontos, e a um módulo de Habilidade acumula 4 pontos.

3. Gestão através do Ciclo de Vida

Este é um curso direcionado para gestores de serviços, abrangendo no conteúdo do curso questões de Negócio, Mudança Estratégica, Gestão de Riscos, Avaliação do Projeto de Ciclo de vida. O pré-requisito para participar deste curso é ter acumulado 17 créditos, que são conquistados fazendo os cursos intermediários e passando nos exames relacionados. Ao fazer este curso e passar no exame o profissional acumula mais 5 pontos. Para o candidato receber o título ITIL V3 Expert neste novo esquema é obrigatória a realização deste curso.

4. Certificação ITIL V3 Expert

Ao acumular o mínimo de 22 pontos nos módulos anteriores o profissional recebe este certificado. O profissional pode receber 2 pontos da certificação V3 Foundation e 5 do curso obrigatório sobre Gestão do Ciclo de Vida. Os outros 15 pontos podem ser obtidos realizando as certificações dos módulos do Ciclo de Vida ou de Habilidade.

5. Certificação ITIL Master

Este é o nível mais elevado de certificação no esquema. Esta certificação é voltada para pessoas experientes, tipicamente especialistas, consultores, gestores ou executivos seniores, com 5 anos ou mais anos de experiência relevante. Para poder obter esta certificação, o profissional precisa ter o título de ITIL V3 Expert. 
Os candidatos a esta certificação terão que elaborar uma proposta de adoção da ITIL em uma situação real. Se a proposta for aprovada, o candidato terá ainda que defendê-la perante um júri.
Não esqueça… Muitas empresas pedem a certificação ITIL como pré-requisito na contratação tanto de profissionais como de fornecedores. Profissionais com a certificação terão capacidade de atuar em projetos de implantação de processos de gestão de serviço. Parta na frente agora mesmo! Alcance a sua certificação e não seja só mais um no mercado de trabalho!

Postagens mais visitadas deste blog

PMBOK v6: 7.4 Controlar os Custos do Projeto

PMBOK v6: 5.2 Coletar os Requisitos