O que é o OPM3?

OPM3 (Organizational Project Management Maturity Model) é a metodologia do PMI para a avaliação da maturidade organizacional em gestão de projetos.



De acordo com o PMI, a gestão organizacional de projetos consiste na gestão sistemática dos projetos, programas e portfólio alinhada com a prossecução dos objetivos estratégicos da organização.

Neste âmbito o OPM3 pretende ser uma metodologia global, no sentido de permitir às organizações selecionarem e gerirem os seus projetos, individual e coletivamente, para que os mesmos suportem a prossecução dos objetivos estratégicos da organização.

O OPM3 disponibiliza conhecimento metodológico sobre gestão organizacional de projetos e maturidade, permitindo às organizações, compreender e avaliar o estado atual dos seus processos de gestão de projetos à escala organizacional, e ajudando a planear o caminho de melhoria, no sentido de atingir o grau de maturidade.


A metodologia inter-relaciona três elementos - Conhecimento, Avaliação, Melhoria - tendo como componente base um conjunto de Boas Práticas, Capacidades, Resultados e Indicadores Chave de Performance. A utilização das boas práticas é avaliada, através da detenção de um conjunto de capacidades. A evidência sobre posse de determinada capacidade é obtida através da análise de um conjunto de resultados; A medição dos resultados é efetuada com recurso aos indicadores chave de performance.

No OPM3 as boas práticas estão classificadas por nível de maturidade (Estandardização, Medição, Controlo e Melhoria Continua) dentro dos 3 domínios existentes (Projeto, Programa e Portfólio). A maturidade, vista no modelo como um processo contínuo, representa o grau de obtenção de uma determinada Boa Prática.

O OPM3 é uma metodologia que:

  • Visa a aplicação dos princípios da gestão de projetos a toda a organização;
  • Pretende o estabelecimento de um standard para a gestão organizativa de projetos:
    • Baseando-se no PMBOK (standard de facto na gestão de projetos);
    • Adicionando-lhe os domínios da gestão de programas e de portfólio.
  • O ciclo de melhoria de qualidade encontra-se integrado na metodologia;
  • Disponibiliza um modelo para avaliação do estado atual da organização em comparação com o standard;
  • Possibilita a ligação entre a estratégia de negócios da organização com os projetos.

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