Normas ISO 14598 / 9126 para Avaliação da Qualidade do Software
Um dos principais problemas com que se depara a engenharia de software é a dificuldade em medir a qualidade.
Existentes desde 2001, As normas internacionais de avaliação da qualidade de produtos de software são compostas por duas famílias de normas. A norma ISO/IEC 14598 onde se descreve o processo de qualidade, organizado de acordo com três diferentes objetivos de avaliação – da equipa de desenvolvimento, do comprador do produto e do avaliador independente ou auditor, e a norma ISO/IEC 9126 que apresenta o modelo de qualidade.
Num dispositivo mecânico, é frequente medir a qualidade pelo tempo médio entre falhas, sendo esta uma medida da capacidade do dispositivo para suportar o desgaste. Desse ponto de vista o software não se desgasta, pelo que há que encontrar outras formas de avaliar a qualidade dos produtos e serviços produzidos.
Existentes desde 2001, As normas internacionais de avaliação da qualidade de produtos de software são compostas por duas famílias de normas. A norma ISO/IEC 14598 onde se descreve o processo de qualidade, organizado de acordo com três diferentes objetivos de avaliação – da equipa de desenvolvimento, do comprador do produto e do avaliador independente ou auditor, e a norma ISO/IEC 9126 que apresenta o modelo de qualidade.
Esta abordagem apesar de, eventualmente, dificultar a sua compreensão, tem a vantagem de disponibilizar um instrumento único e consistente de avaliação, aplicável às mais diversas finalidades.
De acordo com o referido na Norma 9126, a utilização do modelo de qualidade nela definido, permite:
Esse processo é composto por quatro atividades principais:
Existentes desde 2001, As normas internacionais de avaliação da qualidade de produtos de software são compostas por duas famílias de normas. A norma ISO/IEC 14598 onde se descreve o processo de qualidade, organizado de acordo com três diferentes objetivos de avaliação – da equipa de desenvolvimento, do comprador do produto e do avaliador independente ou auditor, e a norma ISO/IEC 9126 que apresenta o modelo de qualidade.
Num dispositivo mecânico, é frequente medir a qualidade pelo tempo médio entre falhas, sendo esta uma medida da capacidade do dispositivo para suportar o desgaste. Desse ponto de vista o software não se desgasta, pelo que há que encontrar outras formas de avaliar a qualidade dos produtos e serviços produzidos.
Existentes desde 2001, As normas internacionais de avaliação da qualidade de produtos de software são compostas por duas famílias de normas. A norma ISO/IEC 14598 onde se descreve o processo de qualidade, organizado de acordo com três diferentes objetivos de avaliação – da equipa de desenvolvimento, do comprador do produto e do avaliador independente ou auditor, e a norma ISO/IEC 9126 que apresenta o modelo de qualidade.
Esta abordagem apesar de, eventualmente, dificultar a sua compreensão, tem a vantagem de disponibilizar um instrumento único e consistente de avaliação, aplicável às mais diversas finalidades.
De acordo com o referido na Norma 9126, a utilização do modelo de qualidade nela definido, permite:
- Validar a conclusão da definição de requisitos;
- Identificar os requisitos do software;
- Identificar as características de desenho do software;
- Identificar os testes que devem ser efetuados;
- Identificar os critérios necessários à garantia da qualidade do produto;
- Identificar os critérios de aceitação relacionados com a conclusão do produto.
Esse processo é composto por quatro atividades principais:
Em próximos artigos iremos explicar melhor em que consiste cada uma dessas atividades.
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