Melhorando a Qualidade com Six-Sigma (6 Sigma)

O objetivo do Six Sigma (6 Sigma) é projetar produtos e processos que fazem o que se espera deles com um alto grau de confiabilidade. O 6 Sigma aplica-se a todas as operações da empresa, incluindo as transações comerciais, serviços, desenvolvimento de produto e processos de fabrico. O termo 6 Sigma refere-se a um produto ou processo que gera apenas três defeitos (ou erros) por cada milhão de oportunidades.



Raras são as empresas que atingem esse nível de excelência A maioria opera em torno de 2 e 3 sigma, o que significa que produz entre 65.000 e 300.000 defeitos para cada milhão de oportunidades. Porém, se pensarmos bem, o desempenho 6 Sigma é fundamental para muitos produtos ou processos individuais dado que a maioria de nós não estaria disposto a utilizar determinados produtos ou serviços que, por exemplo, só garantissem 99,9% de qualidade.

Qualidade acima dos 99,9% é, em muitos processos e serviços, um imperativo que radica na complexidade das tecnologias usadas e nas expectativas dos clientes em relação à segurança.
  • O processador do seu computador tem cerca de 55.000.000 de transístores. Com um nível de qualidade de 99,9%, 55.000 desses transístores não funcionariam corretamente.
  • Em todo o mundo realizam-se cerca de 90.000 voos diários. Se o nível de segurança das companhias de aviação fosse de 99,9% teríamos em média 32.400 acidentes aéreos por ano. Se o nível de segurança fosse de 99,87% o número médio de acidentes aumentaria para 42.120.
  • Anualmente nascem aproximadamente 100.000 bebés em Portugal Se a probabilidade levar o bebé correto para casa fosse de apenas 99,9%, em cada ano seriam trocadas 100 crianças.
  • Por ano são feitos em Portugal 524.124.000 de movimentos através da rede multibanco. Se a taxa de disponibilidade da rede SIBS fosse de 99,9% 524.124 desses movimentos teriam problemas.
O 6 Sigma é um objetivo alto, mas como é facilmente percetível, muitos processos do nosso dia-a-dia exigem resultados próximos da perfeição.

Aproveito para vos convidar a assistir a um seminário online sobre Lean e 6 Sigma Aplicado aos Serviços de Outsourcing de SI/TI. (Clique aqui para se inscrever gratuitamente).

Postagens mais visitadas deste blog

PMBOK: Ferramentas e Técnicas – Métodos de Comunicação

PMBOK: Ferramentas e Técnicas – Método PERT