Qualidade de Software sob Pressão


Publicado em: http://www.computerworld.com.pt/2011/03/21/qualidade-de-software-sob-pressao/
21 de Março de 2011 às 19:38:36 por João Nóbrega


A Gartner diz que as organizações de verificação da qualidade do software estão a sofrer grandes pressões para reduzir custos e elevar o nível das aplicações. O cloud computing e os métodos de desenvolvimento “ágil” estão a mudar o mercado.




O mercado das ferramentas para garantir a qualidade de software está cada vez mais condicionado por factores de time-to-market, de acordo com um estudo da Gartner. Ao mesmo tempo, há uma maior necessidade de governação e conformidade com os quadros de regulação.

Trata-se de um mercado dominado, segundo a consultora, pela IBM, HP, MicroFocus e Oracle. Mas como em vários outros segmentos de mercado, no das suites integradas de qualidade de software os líderes não detém as soluções mais inovadoras. Entre os mais “visionários” estão fabricantes como a iTKO, Worksift e Crosscheck Networks.

À medida que o mercado evolui a consultora acredita que a maioria dos “visionários” vão centrar-se em nichos de mercado. Ou então serão comprados pelos líderes, entres os quais se distribui perto de 90% do total das receitas, hoje despendidas nos testes a aplicações distribuídas. Na análise que faz do mercado, a Gartner nota investimentos em ferramentas nos casos em que os clientes não têm ferramentas, precisam de novas capacidades técnicas ou procuram melhorar a produtividade.

Estes factores estão a colocar as empresas sob pressão para desenvolverem níveis mais elevados de automatização, um melhor fluxo de trabalho, capaz de ser mais monitorizado. Além disso, as organizações vêem-se impelidas a conseguirem maior capacidade de obter métricas e de as organizarem em relatórios. Segundo a consultora, embora muitas empresas comecem por procurar ferramentas, a maioria precisa de melhorar as suas práticas e necessita de aconselhamento para o fazer.

Outro argumento de venda tem a ver com as relações entre parceiros de prestação de serviços. Os fabricantes com boas parcerias obtêm sucesso, e muitos intervenientes novos ganham mercado por proporcionarem serviços de suporte nas instalações do cliente ou facilidade de utilização.

Postagens mais visitadas deste blog

PMBOK v6: 7.4 Controlar os Custos do Projeto

PMBOK: Ferramentas e Técnicas – Método da Corrente Crítica (Parte 1)