PMBOK: Criar a Estrutura Organizacional do Projeto (EOP / OBS)


A maioria dos projetos necessita de recursos que pertencem a mais do que uma organização ou departamento. A utilização de um diagrama que descreva de forma hierárquica a estrutura funcional das pessoas que têm de trabalhar no projeto ajuda a identificar as responsabilidades, as respetivas hierarquias, e clarifica os relacionamentos e as conexões que existem entre os diversos departamentos e organizações intervenientes.

A EOP / OBS define a equipa do projeto na medida em que é construída tendo como quadro de referência as atividades que têm de ser realizadas, e com o intuito de conhecer e validar os responsáveis para cada uma dessas atividades.
 
A criação da Estrutura Organizacional do Projeto (EOP / OBS) pode ser realizada independentemente da forma hierárquica como as organizações envolvidas estão estruturadas (organização funcional ou em matriz). Para que a EOP / OBS seja útil deve retratar as responsabilidades organizacionais relacionadas com o projeto, o que pode ser diferente da hierarquia funcional da organização em causa.

A EOP / OBS permite igualmente identificar a disponibilidade dos recursos, de forma a conhecermos melhor aqueles a quem podemos atribuir trabalho e responsabilidades.

Quando combinada com a EAP / OBS, a Estrutura Organizacional do Projeto (EOP / OBS) é usada para desenvolver a Matriz da Atribuições de Responsabilidades (MAR / RAM). Esta matriz identifica de forma inequívoca quem, ou que organização, é responsável por cada uma das atividades planeadas para o projeto. (A matriz é igualmente útil, e pode ser construída, em conjunto, e com a informação extraída, do Dicionário da EAP / WBS).

A Matriz de Atribuições de Responsabilidades (MAR / RAM) é ainda útil para identificar e eliminar duplicações em termos de responsabilidades. Alguns dos problemas mais frequentes nos projetos decorrem da inexistência ou da duplicação de responsabilidades. Se uma atividade não tem responsável ou tem responsabilidades atribuídas a mais do que uma pessoa, então o mais provável é que essa atividade não seja realizada, ou seja realizada de forma deficiente.
 

Postagens mais visitadas deste blog

PMBOK v6: 7.4 Controlar os Custos do Projeto

PMBOK: Tipos Contratos Preço Fixo