PMBOK: Ferramentas e Técnicas – Métodos de Comunicação
Aquilo a que o PMBOK chama de métodos de comunicação são, na linguagem dos modelos de comunicação que apresentámos num artigo anterior, os vários meios de comunicação que podem ser usados para fazer chegar a mensagem ao recetor.
Escolher o método de comunicação que melhor se adequa, às necessidades de comunicação que foram identificadas, é essencial para que se consiga uma efetiva comunicação. O artigo abaixo descreve vários métodos de comunicação, e apresenta os respetivos prós e os contras, de forma a que o gestor de projeto possa decidir, sobre qual ou quais, os métodos de comunicação que mais se adequam ao tipo de projeto e ao contexto em que o mesmo está a ser executado.
Depois da definição das necessidades de comunicação, o próximo passo consiste na escolha do conjunto de métodos de comunicação que se adaptam melhor aos objetivos pretendidos, à audiência alvo, e ao tipo de informação que se pretende difundir.
A tabela abaixo apresenta um vasto leque de métodos de comunicação, a abordagem correta consiste em selecionar os que são mais adequados para os objetivos em causa, analisando posteriormente se é possível ou não a sua utilização no contexto do projeto em causa (alguns métodos podem não ser utilizáveis por razões orçamentais ou de tempo, mas isso não quer dizer que os excluamos à partida da análise).
Método de Comunicação
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Exemplo
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Tipo de Audiência
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Anúncios
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Rádio, Imprensa, TV, Outdoors (fixos ou moveis), online.
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Habitualmente usados para atingir audiências alargadas, se
bem que podem ser afinados para atingir audiência especifica.
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Relações Publicas
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Relações com os media, sejam eles rádio, televisão, redes
sociais
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Visa
principalmente audiências alargadas e muito diversificadas embora às vezes
possa ser direcionada para determinadas audiências regionais (Ex. jornais
locais; suplementos regionais; seleção de determinados programas ou de
determinados horários).
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Técnicas de Marketing Direto
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Contacto porta a porta, distribuição de informação,
exposições ou eventos, outros meios de ação direta
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Audiências muito especificas. As campanhas e as ações são
desenhadas especificamente para chegaram a um segmento especifico de
interessados (Stakeholders).
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Envolvimento da Comunidade
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Criação
e estreitamento de laços ou aprofundamento de relações com a comunidade de
interessados ou com um determinado grupo de interessados
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Audiências muito especifica, para a qual é desenvolvida e
implementada uma determinada estratégia de envolvimento de determinado grupo
de interessados nas atividades do projeto.
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Comunicação Online
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Website corporativo ou de projeto
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Apropriados para fazer chegar a uma vasta audiência
informação sintética e de carácter geral, mas igualmente capazes de comunicar
informação detalhada.
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Comunicações Internas
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Newsletters, comunicados, cartas, relatórios de progresso,
etc.
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Usados para fornecer informação uma audiência especifica. O
teor da informação, grau de detalhe e complexidade técnica é definido de
acordo com o perfil dos destinatários.
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Redes Sociais
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Twitter,
Facebooks, Blogs & Youtube, entre outras
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Usados para uma audiência especifica. O tipo de rede social
escolhido condiciona a mensagem e o tipo de audiência a que se pretende
chegar.
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Telefones Móveis
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Mensagens de alerta em texto (SMS) e noticias curtas.
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Usados para uma audiência especifica.
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Dependendo da situação, o processo de comunicação necessita de recorrer a um ou mais dos seguintes procedimentos:
- Criar e manter o envolvimento dos interessados
- Criar e desenvolver o interesse das pessoas no projeto
- Fornecer informações práticas
- Eliminar barreiras com origem na perceção das pessoas em relação ao projeto
- Promover mudanças comportamentais
- Manter as pessoas envolvidas e participativas no longo prazo
Antes de escolher o método, ou o mix de métodos, de comunicação a utilizar é necessário decidir a qual das situações acima queremos responder. Sabendo isto, o próximo passo consiste em desenvolver uma estratégia integrada em que diferentes métodos de comunicação e atividades são configurados com o objetivo de atingir os objetivos pretendidos. Por exemplo, a publicidade na rádio é boa a criar e manter a consciência, ou a criar interesse e determinadas expectativa, enquanto que folhetos entregues às pessoas são a forma ideal de fornecer informações de carácter mais prático e dirigidas à resolução de problemas.
Como se pode ver na tabela acima, alguns métodos de comunicação são mais indicados para alcançar audiências vastas de pessoas, enquanto outros são mais eficazes se utilizados de forma orientada em áreas pequenas, e para segmentos alvo bem definidos.
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