PMBOK: Técnicas Coleta Requisitos – Questionários e Pesquisas


Conjunto de questões escritas apresentadas ao cliente ou a outras partes interessados do projeto com o intuito de recolher informação objetiva (fatos) ou de caráter mais subjetivo (opiniões) sobre o projeto ou sobre o produto ou serviço que se pretende criar.

Após a coleta das respostas, os dados obtidos devem ser tratados de forma a extrair informação quantitativa e/ou qualitativa que permita definir requisitos a incluir no projeto, produto ou serviço.


Os questionários são frequentemente usados em conjunto com a entrevista. O questionário permite uma estruturação da entrevista facilitando a recolha e posterior tratamento dos dados.

Nos casos em que temos uma audiência alargada ou geograficamente dispersa, os questionários são uma técnica de recolha de informação muito útil, especialmente quando necessitamos de recolher informação de caráter quantitativo com base em questionários de resposta fechada (ver artigo sobre entrevistas para conhecer os tipos de perguntas que podemos ter no questionário). No entanto devemos ter em atenção as limitações deste tipo de questionário, o qual permite essencialmente confirmar hipóteses já conhecidas pelo entrevistador, não permitindo recolher a opinião do entrevistado.

Outro dos problemas em relação á utilização do questionário como técnica isolada de recolha de informação é que cada vez menos pessoas se dispõem a responder o que pode limitar em muito a validade dos dados recolhidos. Esta condicionante deve ser tida em consideração aquando do planeamento do questionário (criação de medidas de incentivo à resposta e limitação do numero e tipo de perguntas a fazer).

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