O que é o Six-Sigma (6-Sigma)?


O 6-Sigma é uma metodologia abrangente e flexível centrada na eliminação dos defeitos dos processos organizacionais com o objectivo de proporcionar aos seus clientes um serviço ou produto próximo da perfeição (ver o artigo Melhorando a Qualidade com 6-Sigma).

O termo 6-Sigma, decorre da estatística e representa a variação mínima desejada no decorrer dos processos que têm impacto nos cliente. Ao reduzir a probabilidade de falhas e defeitos é optimizada a relação com o cliente e consequentemente o desempenho da organização em termos operacionais e financeiros.




A metodologia 6-Sigma baseia-se em três vetores fundamentais:

Orientação para o Cliente:

A metodologia 6-Sigma baseia-se exclusivamente no conhecimento concreto e aprofundado das necessidades do cliente assegurando que todos os resultados satisfazem as suas especificações. As necessidades do cliente têm de ser compreendidos de forma pormenorizada e o desenvolvimento de novos produtos e serviços deve ser concebido de forma a satisfazer aquelas necessidades que não estão a ser adequadamente asseguradas.

Baseado em dados e factos concretos:

A existência de dados fiáveis é fundamental para que se possam identificar áreas de melhoria nas diversas componentes dos processos. Os processos de melhoria de qualidade não são feitos de forma aleatória. Em vez disso os recursos são afectos a projectos quando se demonstra através da análise estatística dos dados que essa melhoria fará diferença na qualidade de serviço / satisfação do cliente.

Metodologia robusta, testada e comprovada:

Dados só por si não resolvem os problemas dos clientes ou de negócio. Uma metodologia orientada à detecção e correcção de defeitos, baseada no ciclo: Definição, Medição, Análise, Implementação de Melhorias e Controlo, deve ser utilizada para estandardizar o processo de melhoria e maximizar a produtividade do negócio. Os processos de negócio devem ser estruturados em redor das expectativas do cliente.



Sendo orientado para as necessidades do cliente, o objetivo da metodologia 6-Sigma é o sucesso comercial, entendido nas suas diversas vertentes:
  • Redução dos custos;
  • Aumento da quota de mercado;
  • Aumento da satisfação do cliente;
  • Redução do tempo de chegada ao mercado Aumento da receita e dos lucros.

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