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PMBOK v6: 11.1 Planear a Gestão dos Riscos

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*** Rescrito e atualizado em Nov-2022 ***   Planear a gestão dos riscos é o processo que define a forma como irão ser executadas as atividades de gestão dos riscos do projeto. O planeamento do processo de gestão do risco é importante para garantir que o grau, tipo e visibilidade da gestão dos riscos é efetuado de forma proporcional ao nível de risco e à importância que o projeto tem para a organização. O planeamento é ainda importante porque permite determinar, de forma objetiva, os recursos necessários para a realização das atividades de gestão de risco . O processo de planear a gestão de risco deve iniciar-se durante a fase de conceção do projeto e ser concluída nas fases iniciais do planeamento do projeto.

Quality Assurance. Saiba o que é? E porque o seu projeto não a pode dispensar?

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Garantir a Qualidade (Quality Assurance) é o processo que tem como objetivo assegurar que a qualidade dos produtos ou serviços criados pela organização cumprem, de forma consistente, com os padrões de qualidade que satisfazem as expectativas dos clientes.       Como é através dos projetos que as organizações criam novos produtos e serviços para os seus clientes, a área de conhecimento relativa à gestão da qualidade é uma área de conhecimento que não deve ser descurada. Os processos de gestão da qualidade do PMBOK© incluem todas as atividades que determinam as responsabilidades, os objetivos e as políticas de qualidade, de modo a garantir que o projeto responde às necessidades que motivaram a sua realização.    Os processos de gestão da qualidade devem ser implementados desde o início do projeto até o encerramento, utilizando políticas, procedimentos e atividades de melhoria contínua.   De acordo com o PMBOK©, o sistema de gestão da qualidade...

5 Facts That Every Project Manager Should Know About “Project Sponsorship.”

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A project sponsor is crucial for a project's success as they provide strategic oversight, allocate resources, and make key decisions, which becomes even more critical in complex projects with external dependencies due to the added layers of coordination, decision-making, and risk management involved. Below you have 5 facts that every project manager should keep in mind about Project Sponsorship. because they are crucial for the success of any project.

Desvendando a Essencia da Colaboração e do Trabalho em Equipa: Estratégias para um Desempenho Excecional

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A colaboração é uma das dinâmicas primárias da humanidade, mas, nas organizações de hoje, a colaboração formal raramente funciona. Os líderes podem falar muito em colaboração, mas raros são os que sabem o que fazer em termos práticos para a promover.   A melhor maneira de resolver problemas difíceis é em equipa. Se usada corretamente, a colaboração que a equipa potencia permite gerar novas ideias e encontrar soluções . Infelizmente a colaboração não é fácil de atingir. A maioria das pessoas não sabe como usar a colaboração e não há ninguém que lhes ensine. Quando a colaboração falha, muitos participantes desenvolvem preconceitos que dificultam futuras tentativas de implementar técnicas colaborativas. Na generalidade esses preconceitos levam as pessoas a recuar para um ambiente fechado onde se sentem mais confortáveis, uma vez que nesse tipo de ambientes as regras são bem definidas, os problemas são mais simples e acessíveis às soluções de “remendo” a que eles estão ha...

PMBOK v6: 7.1 - Planear a Gestão de Custos do Projeto

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Planear a gestão de custos do projeto é o processo em que se define a forma como os custos do projeto irão ser planeados, geridos, executados e controlados. Definir a forma consiste em estabelecer as políticas, os processos, e a documentação que é necessária e que suportará todos os processos de gestão dos custos do projeto. É durante este processo que, por exemplo, se define quem tem autoridade para aprovar aumentos de custos (políticas), qual o procedimento a seguir para ver aprovado um determinado aumento de custos (processos) e qual a documentação que é necessária para suportar esse processo e deve ser guardada para memória futura do projeto.

PMBOK v6: 7.4 Controlar os Custos do Projeto

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Controlar os custos do projeto é, apesar de tudo, uma das atividades mais fáceis da fase de execução do projeto. Esta afirmação é discutível? Todas as afirmações são discutíveis. Vamos então aos factos. Todas as estatísticas indicam que nos últimos 15 anos temos conseguido reduzir em muito as derrapagens de custos dos nossos projetos. Logo estamos a conseguir controlar os custos. Isso indica que estamos a gerir melhor os nossos projetos? Provavelmente, não.

PMBOK v6: Declaração Âmbito / Escopo do Projeto

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De acordo com o PMBOK v6 a declaração do âmbito / Escopo do Projeto é um resultado do processo 5.2 Definir o Âmbito / Escopo e uma entrada do processo 5.3 Criar Estrutura Analítica Projeto (EAP / WBS ) . A declaração do âmbito / escopo do projeto descreve detalhadamente as entregas do projeto e o trabalho necessário para criar essas entregas, sendo um documento fundamental para criar, entre todos os envolvidos no projeto, um entendimento comum sobre os objetivos do projeto, o que vai ser feito e como vai ser feito.  

PMBOK v6: 5.4 Criar Estrutura Analítica Projeto (EAP / WBS)

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Criar a EAP / WBS é o processo de decomposição dos entregáveis do produto ou serviço que necessita ser criado, e do trabalho do projeto por forma a permitir a sua adequada gestão. A estrutura analítica do projeto é uma decomposição hierárquica orientada às entregas do trabalho que necessita ser executado, pela equipa, para que se consiga atingir os objetivos do projeto. Os processos definidos no PMBOK são, por facilidade de explicação, apresentados de forma sequencial, em que os resultados de uns processos são entrada de processos subsequentes. Contudo, aquando da utilização prática, muitos dos processos são executados quase em paralelo.

PMBOK v6: 5.3 Definir o Âmbito / Escopo

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Definir o âmbito / escopo é o processo de desenvolvimento de uma descrição detalhada do projeto e do produto. Este processo é crítico para o sucesso do projeto na medida em que uma deficiente definição do âmbito / escopo pode gerar um produto ou projeto incompleto ou incorreto. A preparação de uma correta e detalhada definição do âmbito / escopo tem por base uma boa Coleta de Requisitos a qual, como vimos anteriormente, depende de uma boa Identificação das Partes Interessadas no Projeto .

PMBOK v6: 5.2 Coletar os Requisitos

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Coletar os Requisitos do Projeto é o processo de definição e gestão das necessidades das partes interessadas (stakeholders) de forma a alcançar os objetivos do projeto. A coleta dos requisitos deve contemplar o processo de definição e documentação das funções e funcionalidades do produto ou serviço que o projeto se propõe criar. Os requisitos recolhidos vão permitir definir o que é necessário fazer e criar da Estrutura Analítica de Projeto (EAP/WBS) . O planeamento do custo, o cronograma e o plano de qualidade são outros documentos que são criados tendo por base os requisitos recolhidos