PMBOK v6: 11.1 Planear a Gestão dos Riscos

*** Rescrito e atualizado em Nov-2022 ***

 

Planear a gestão dos riscos é o processo que define a forma como irão ser executadas as atividades de gestão dos riscos do projeto. O planeamento do processo de gestão do risco é importante para garantir que o grau, tipo e visibilidade da gestão dos riscos é efetuado de forma proporcional ao nível de risco e à importância que o projeto tem para a organização.

O planeamento é ainda importante porque permite determinar, de forma objetiva, os recursos necessários para a realização das atividades de gestão de risco. O processo de planear a gestão de risco deve iniciar-se durante a fase de conceção do projeto e ser concluída nas fases iniciais do planeamento do projeto.


Para planearmos a gestão do risco é necessário obter conhecimento sobre o âmbito do projeto que irá ser realizado, os custos e o cronograma que lhe estão associados. Para além disso é importante conhecer alguns fatores ambientais que são determinantes para o nível de risco considerado como aceitável o que permitirá definir as ações de resposta mais eficientes e adequadas ao projeto.

O plano de gestão dos riscos deve ser desenvolvido pelo gestor de projeto em conjunto com o promotor do projeto e os grupos de interessados mais importantes (com particular relevo para o cliente do projeto). A equipa de projeto deve fazer reuniões específicas para desenvolver o plano de gestão de risco.

Nessas reuniões são definidos os planos de alto nível para realização das atividades de gestão dos riscos. Os elementos de custo (incluindo as reservas de contingência) e as atividades do cronograma relacionadas com a gestão do risco, discutidas e aprovadas nessas reuniões, deverão ser posteriormente incluídos no plano de custos e no plano de atividades do projeto.

É também importante que nestas reuniões sejam definidas os diversos níveis de responsabilidade para o processo de gestão do risco, e os conceitos inerentes de forma a ser criada uma linguagem comum entre todos os intervenientes no projeto.

Uma das atividades mais importantes no âmbito do planeamento da gestão do risco e do plano de risco resultante é a definição das categorias de risco que são relevantes para o projeto em causa. O PMBOK propõe uma Estrutura Analítica de Riscos genérica que pode ser usada. Algumas organizações dispõem de Estruturas Analíticas de Riscos muito detalhadas, as quais são funcionam como um modelo de partida com base no qual o gestor de projeto e a sua equipa criam a Estrutura Analítica de Risco relevante para o projeto.


O plano de Gestão do Risco do Projeto é uma das entradas de todos os restantes processos relacionados com a área de conhecimento Gestão de Risco, sendo igualmente um documento fundamental para o processo 4.2. Desenvolver o Plano de Gestão do Projeto.



O Plano de Gestão do Risco do Projeto é um documento que deve ter a seguinte estrutura:

  • Apresentação da metodologia. Define as abordagens, ferramentas e fontes de dados que podem ser usadas para concretizar a gestão dos riscos do projeto
  • Funções e Responsabilidades dos diversos intervenientes aos diversos níveis do processo de gestão de risco
  • Orçamento que deve ser alocado à realização das atividades de gestão dos riscos, incluindo o protocolo de aplicação das reservas de contingência
  • Prazos. Sendo o processo de gestão de riscos um processo interativo é importante que o plano inclua o calendário e a periodicidade para a realização dos ciclos de atualização
  • Categoria dos riscos considerados no plano de gestão do risco
  • Definição de probabilidade e impacto dos riscos. A qualidade e a credibilidade do processo de análise qualitativa dos riscos requerem a definição de diferentes níveis de probabilidades e impactos dos riscos. É através da conjugação da probabilidade e impacto que se procede à prioritização dos diversos riscos do projeto, e se definem as ações de controlo apropriadas.



11.1 Planear a Gestão dos Riscos
Entradas
Ferramentas e Técnicas
Resultados
 Plano de Gestão dos Custos
Plano de Gestão do Cronograma
Plano de Gestão de Comunicações
Reuniões de Planeamento e Análise
Plano de Gestão do Risco

Postagens mais visitadas deste blog

PMBOK v6: 7.4 Controlar os Custos do Projeto

PMBOK v6: 5.2 Coletar os Requisitos