Postagens

Mostrando postagens de 2020

PMBOK v6: 6.2 Definir as Atividades do Projeto

Imagem
Após dispormos de uma visão clara do produto ou serviço que vamos criar estamos em condições de começar a definir como vamos fazer, isto é quais as atividades necessárias. Definir as atividades é o processo de identificação das ações específicas a serem realizadas para produzir as entregas do projeto. No processo 5.4 Criar a Estrutura Analítica (EAP / WBS) , o nível inferior da EAP / WBS é designado como nível de pacotes de trabalho. Cada pacote de trabalho é constituído por várias atividades. Cada um desses pacotes de trabalho representa um ou vários entregáveis do projeto.

5 Conselhos Para Gerir Equipas Remotas e Virtuais

Imagem
Equipas virtuais é a designação que, habitualmente, se atribuí a equipas constituídas por pessoas que estão sediadas em localizações distintas o que inviabiliza, ou dificulta, a existência de contactos presenciais. Como em qualquer equipa, elas são criadas para dar resposta a um determinado objetivo e são compostas por pessoas com aptidões e capacidades distintas, mas que são as julgaddas necessárias para a definição da solução, e para a concretização das atividades que terão de ser executadas.

PMBOK v7 ou … o triunfo do AGILE

Imagem
O PMBOK 7 está a chegar, e com ele uma pequena revolução na mais importante metodologia do PMI para a gestão de projetos. Resumindo numa frase, o que irá mudar é que a metodologia de gestão de projetos proposta pelo PMI será baseada em princípios e não em processos. Sendo menos impositiva, é também uma metodologia que se explica de forma mais sucinta, pelo que o novo PMBOK será mais pequeno e não deverá ultrapassar as 200 páginas.

Inteligência Coletiva e Partilha de Conhecimento

Imagem
O trabalho colaborativo e a capacidade para agregar vontades e conhecimentos com o intuito de prosseguir um objetivo comum é, talvez, a mais útil das capacidades de que um gestor de projeto pode dispor. Saber aproveitar em toda a sua diversidade, a inteligência e o conhecimento de todos os que participam no projeto, é fundamental para que dele resulte um produto ou serviço valorizado pelo cliente, mas tentar importar para dentro das organizações os modelos de partilha de conhecimento da internet nem sempre é fácil ou possível e raramente tem os resultados esperados.