O Segredo dos Grandes Gestores: Como Criar um Termo de Abertura de Projeto Impactante

Apesar de ser muitas vezes desvalorizado, escrever o Documento de Inicio do Projeto é uma das tarefas mais importantes para, formalizar perante a organização o seu projeto, e com isso dar-lhe credibilidade e aumentar a possibilidade de sucesso. O objetivo do Documento de Inicio do Projeto no contexto dos processos de gestão de projetos ou programas é o de detalhar a visão geral do projeto, objetivos, âmbito/escopo e os resultados que se pretendem obter. Um Documento de Inicio do Projeto corretamente elaborado ajuda o gestor de projeto a definir a forma como o seu projeto será organizado e implementado e, tão ou mais importante que isso, é fundamental para garantir desde o inicio a consonância de expectativas entre o Sponsor do projeto, o gestor do projeto e os stakeholders mais relevantes.
 



No inicio do projeto o primeiro ímpeto é o de "lançar mãos à obra". Esse tipo de comportamento é uma das principais razoes pelas quais criar o Documento de Inicio de Projeto (também conhecido por Termo de Abertura do Projeto) tende a ser uma atividade que é mais fácil dizer do que fazer. Começar a escrever o Documento de Inicio do Projeto só deve iniciar-se depois de haver um entendimento completo do projeto e que todos os principais interessados e atores tenham sido designados e tenham tido a oportunidade de se encontrarem para discutir os objetivos e as ideias que cada um tem para o projeto.

Por que é crucial elaborar um Documento de Abertura do Projeto (Project Charter)?

  • Assegura que o gestor do projeto tem um entendimento integral das necessidades do patrocinador do projeto
  • Apresenta as informações cruciais do projeto, que são vitais antes do início efetivo do mesmo
  • Estabelece o plano do projeto com base nele
  • Facilita a coordenação de todos os envolvidos, garantindo que estejam alinhados

 

Quais as componentes que devem constar de um Documento de Abertura do Projeto?

  • Título do Projeto
  • Descrição do Projeto
  • Gerente de Projeto Designado
  • Justificativa do Projeto
  • Recursos Pré-alocados
  • Partes Interessadas (Stakeholders)
  • Descrição do Produto/Resultados Esperados
  • Objetivos Mensuráveis do Projeto
  • Requisitos para Aprovação do Projeto
  • Riscos do Projeto
  • Assinatura e Aprovação

Etapas para elaborar um Documento de Abertura do Projeto Eficaz.

Para se elaborar um Termo de Abertura do Projeto eficaz, diversas etapas devem ser meticulosamente executadas, maximizando assim o seu potencial de contribuição para o projeto:

1. Tempo: É fundamental permitir tempo suficiente para a elaboração de um Termo de Abertura do Projeto adequado. Dependendo da magnitude do projeto e da quantidade de pessoas envolvidas, este processo pode requerer uma semana ou mais.

2. Organização de Reuniões: É importante marcar reuniões previamente com todas as partes que deverão estar envolvidas ou que serão consultadas durante a criação do Termo de Abertura do Projeto.

3.Identificação da Visão, Objetivos, Escopo (Âmbito) e Resultados Esperados:

  • Visão: Defina o propósito global e o objetivo final do projeto.
  • Objetivos: Depois de estabelecido o propósito, é necessário elaborar uma lista de objetivos. Cada objetivo deve ser SMART – Específico, Mensurável, Atingível, Relevante e Temporal.
  • Escopo (Ambito): Com um entendimento sólido do propósito e dos objetivos do projeto, é a hora de definir o escopo do mesmo. O escopo estabelecerá os limites do projeto, descrevendo de que forma o negócio será transformado após a entrega do projeto.
  • Resultados Esperados: Por fim, descreva cada um dos resultados esperados que serão produzidos pelo projeto.

4. Organização do Projeto: O passo seguinte é identificar a forma como o projeto será organizado, detalhando e enumerando:

  • Clientes (aqueles que aceitarão os resultados finais do projeto)
  • Partes Interessadas (Stakeholders) (aqueles situados dentro ou fora do projeto que têm um interesse ou participação no projeto como um todo)
  •  Papéis/Funções (os principais papéis e responsabilidades que serão necessários para a execução do projeto). Recorra à criação da matriz RACI do projeto. Leia os dois artigos seguintes para saber o que é e como pode criar uma matriz RACI.

Matriz RACI: O que é e Como é Usada no PMBOK?

Maximizando a Responsabilidade e a Eficiencia: O Uso da Matriz RACI

  •  Estrutura (a hierarquia da equipe do projeto)

5. Implementação do Projeto: Com as etapas anteriores concluídas, você deverá estar preparado para iniciar a implementação do projeto. Esta fase envolve:

  • Plano de Implementação: Para garantir que o projeto foi cuidadosamente pensado, um plano de implementação deve ser criado, incluindo atividades e prazos.
  • Marcos: Enumere os marcos significativos do projeto (eventos) e explique porque são importantes para o projeto.
  • Dependências: Enumere as principais dependências que poderão impactar o projeto.
  • Plano de Recursos: Enumere os recursos planejados (mão-de-obra, equipamentos e materiais) que estarão envolvidos no projeto e estabeleça o orçamento para estes.

6. Riscos e Desafios associados ao Projeto: Por último, mas de suma importância, é necessário identificar os riscos e desafios associados ao projeto que são visíveis no momento.


Votos de bons projetos, 

Grp2ALL


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Como Fazer o Project Charter (Documento de Inicio do Projeto)

 


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