MS Project 4 AGILE: Adaptando o MS Project para SCRUM: Visualizando o BackLog de Produto


Nos artigos precedentes, demonstrámos como os campos podem ser adicionados à lista Gantt do MS Project, armazenando as informações necessárias para a utilização dessa lista como BackLog do Produto em nosso projeto SCRUM.
 
Inicialmente, elucidámos sobre a adição de campos de utilizador à tabela Gantt do MS Project (ver aqui). Num outro artigo explicámos a configuração de um desses campos, de forma a usa-lo como suporte ao cálculo da velocidade da equipa SCRUM (ver aqui). Neste novo texto, vamos desvendar como modificar a visualização no MS Project para que possamos contemplar um BackLog de Produto, contendo todas as informações cruciais para a gestão e controlo de um projeto SCRUM.
                    
Continue a ler para aprender como pode configurar a tabela Gantt do MS Project de forma a visualiza-la no formato de BackLog de Produto.

O BackLog do Produto é uma lista acumulativa de funcionalidades e entregáveis do produto. Esta engloba funcionalidades, correções de erros, alterações de documentação e outros elementos de valor significativo para o cliente. Em termos gerais, cada uma dessas funcionalidades é denominada "item do backlog". Contudo, muitas equipas ágeis optam por designá-las como "histórias do utilizador", salientando a ideia de que o projeto busca atender às necessidades do utilizador/cliente.

Na realidade, como pode ver na figura abaixo, existe bastante similitude entre a EAP / WBS (Estrutura Analítica do Projeto) do projeto e o Backlog do produto.

EAP / WBS versus BackLog do Produto

Na perspetiva do PMBOK, que sugere a criação de uma EAP/WBS orientada aos entregáveis do projeto, a EAP/WBS é a lista detalhada dos entregáveis e das atividades que precisam ser executadas para a criação do produto ou serviço. A EAP/WBS é representada como uma estrutura hierárquica em formato de árvore, onde as atividades globais são apresentadas nas camadas superiores, e as atividades específicas de trabalho a ser realizado são situadas nos níveis inferiores (descubra aqui quais são os tipos de atividades que integram uma EAP / WBS e o que é o dicionário da EAP / WBS).

Embora o BackLog do Produto esteja focado nas funcionalidades do produto e a EAP/WBS nas atividades a serem realizadas, é inegável que, especialmente considerando a definição de EAP/WBS orientada aos entregáveis, ambas as estruturas são bastante similares, remetendo o BackLog do Produto à EFP/PBS do projeto, uma técnica que foi abandonada pelo PMI mas que permanece extremamente útil e atual (veja aqui o que é e como se constrói).

A similaridade entre a EAP/WBS e o BackLog do Produto permite uma adaptação relativamente simples do MS Project para transformar a lista Gantt habitual do projeto num BackLog de Produto. Vamos ver como isso é possível.

Por agora é tudo,


Bons projetos

Grp2ALL

Se pretender seguir esta série de artigos desde o inicio, tem aqui a lista cronológica dos artigos já publicados:

 


 

Postagens mais visitadas deste blog

PMBOK v6: 7.4 Controlar os Custos do Projeto

PMBOK: Ferramentas e Técnicas – Método PERT