PMBOK v5: 6.3 Sequenciar Atividades do Projeto
Sequenciar as atividades consiste em identificar e documentar as relações lógicas que existem entre as atividades identificadas no projeto. As atividades devem ser relacionadas entre si de uma forma lógica e tendo por base as interdependências decorrentes do trabalho a realizar em cada atividade.
Por exemplo, se estamos a construir uma casa, não podemos colocar as placas de cerâmica no piso, sem primeiro termos terminado a construção da placa de betão armado. Neste exemplo existe uma relação de dependência entre a atividade “Fazer a Placa de Betão Armado” e a atividade “Colocar as Placas de Cerâmica”. Enquanto a primeira não estiver concluída, a segunda atividade não pode ser iniciada.
Por vezes esta relação não é uma simples relação Fim - Principio (o fim de uma permite o começo imediato da outra). No caso acima descrito, depois de fazermos a placa de betão armado temos de esperar 5 dias, para que o betão seque corretamente, antes de podermos começar a assentar as placas de cerâmica. Nesse caso dizemos que, entre as duas atividades, existe uma relação de precedência com um atraso ou com uma espera (Lag) de 5 dias.
Paralelamente, em vez de um atraso ou tempo de espera, podemos ter duas atividades que estão relacionadas mas em que, a segunda atividade se pode iniciar 3 dias antes de terminar a primeira atividade. Nesse caso dizemos que as atividades estão relacionadas e que têm uma vantagem ou antecipação (Lead) de 3 dias.
No cronograma do projeto são referenciadas as atividades normais, associadas ao trabalho necessário para a criação do produto ou serviço, que o projeto se propõe criar, e as Data Marco ou Datas Importantes (Milestones) as quais referenciam um ponto ou evento significativo no projeto.
Cada atividade e data marco (milestone), com exceção da primeira e da última, são conectados a pelo menos um predecessor e um sucessor. A introdução dos relacionamentos entre as atividades calendarizadas para o projeto, incluindo os respetivos tempos de espera (Lags) e antecipações (Leads) permitem criar um calendário de projeto realista e que pode ser concretizado.
Uma antecipação (Lead) acelera a execução da atividade sucessora. Um atraso / tempo de espera (Lag) difere a execução da atividade sucessora.
Num próximo artigo, quando explicarmos em detalhe o método do diagrama de precedência, iremos explicar em detalhe os tipos de relacionamento que podem existir entre as diversas atividades calendarizadas para o projeto.
Num próximo artigo, quando explicarmos em detalhe o método do diagrama de precedência, iremos explicar em detalhe os tipos de relacionamento que podem existir entre as diversas atividades calendarizadas para o projeto.
Apresenta-se a seguir o diagrama de fluxo de dados do processo 6.3 Sequenciar Atividades do Projeto:
Em muitos projetos, deparamos com um erro frequente no processo de sequenciar atividades, e que consiste em criar interdependências tendo por base, não só as caraterísticas intrínsecas do trabalho que tem de ser feito, mas também as disponibilidades dos recursos (Se por exemplo, duas atividades utilizam o mesmo recurso técnico, então elas não podem recorrer ao mesmo tempo porque o recurso é só um e as horas de trabalho diário são limitadas). Esta abordagem ao sequenciamento de atividades está errada e deve ser evitada. As atividades sequenciam-se única e exclusivamente com base nas interdependências existentes entre o trabalho a realizar em cada uma das atividades. As questões relacionadas com os conflitos de recursos são resolvidas com recurso ao nivelamento de recursos (resource levelling).
A sequenciação das atividades pode ser executada de forma automatizada, com recurso a um dos muitos softwares de gestão de projetos que se encontram disponíveis no mercado, ou recorrendo à utilização de técnicas manuais.
- Entradas
- Plano de Gestão do Calendário
- Lista das Atividades
- Atributos das Atividades
- Lista dos Marcos Importantes
- Documento de Âmbito / Escopo
- Fatores Ambientais da Organização
- Ativos de Processos Organizacionais
- Ferramentas e Técnicas
- Método do Diagrama de Precedência MDP
- Determinação de Dependências
- Aplicação de Antecipações (Leads) e Esperas (Lags)
- Resultados
- Diagrama de Rede e do Calendário do Projeto
- Atualizações aos Documentos do Projeto