Criar o Plano de Gestão do Projeto. PMBOK vs. AGILE


O plano de gestão do projeto é um documento central da metodologia do PMBOK. E no AGILE? Será que podemos também criar um documento idêntico? Para saber a resposta continue a ler o artigo abaixo.

Na perspetiva do PMBOK o Plano de Gestão do Projeto é o documento que explica a forma como o projeto irá ser gerido, e quais as ações necessárias para definir, coordenar e integrar todos os planos setoriais (Âmbito, Calendário, Custo, Qualidade, Risco, Comunicação, Recursos Humanos, Aquisições e Expectativas dos Interessados) num documento único que permita a gestão eficaz do projeto.




Criar o Plano de gestão do Projeto é um processo central da metodologia de gestão de projeto proposta pelo PMBOK uma vez que o seu resultado (o plano de gestão do projeto) é usado como guia e input fundamental de todos os processos de planeamento setoriais e de muitos dos processos de monitorização e controlo do projeto.

Veja o diagrama de fluxo de dados abaixo e repare que o resultado do processo é entrada para numerosos processos de planeamento setorial e que, por sua vez os planos que resultam desses processos são entradas do próprio processo de criação do plano de gestão de projeto. Isto é assim porque o PMBOK aconselha que o plano de gestão de projeto esteja em permanente aperfeiçoamento até ao fecho do projeto, num processo interativo de elaboração progressiva a que o PMBOK dá o nome de “rolling wave planning”.

Criar o Plano de Gestão de Projetos - Diagrama de Fluxo de Dados

Na tabela abaixo comparamos a forma como esse plano é construído, quando o projeto é gerido de acordo com um modelo de processo estruturado, como aquele que é proposto pelo PMBOK, e como poderia ser construído quando usamos processos de gestão mais próximos do Agile.


PMBOK Processo
AGILE Processo
Entradas
Resultados dos processos de planeamento setorial
Fatores Ambientais da Organização (Normas e Standards governamentais e ou setoriais; Infraestrutura da organização; informação sobre condições de mercado)
Ativos de Processo da Organização (Processos da organização, formulários, normativos internos, lições aprendidas em projetos anteriores)
Entradas
Documento de Inicio do Projeto (Termo de Abertura do Projeto) / Visão sobre o produto ou serviço a criar
Lista de Candidatas a Histórias de Utilizador / Log de produto inicial
Fatores Ambientais da Organização (Normas e Standards governamentais e ou setoriais; Infraestrutura da organização; informação sobre condições de mercado)
Ativos de Processo da Organização (Processos da organização, formulários, normativos internos, lições aprendidas em projetos anteriores)
Ferramentas e Técnicas
Ferramentas e Técnicas
Resultados
Plano de Gestão do Projeto
Resultados
Ainda que estejamos a usar um processo de gestão de projetos ágil podemos criar e documentar um plano de gestão de projeto. Contudo, para projetos de pequena dimensão e de curta duração, essa documentação deve ser sintética.

Repare que o PMBOK recomenda que o plano de gestão de projeto seja um documento de elaboração progressiva, isto é, esse plano irá sofrendo alterações á medida que os restantes planos vão sendo aprofundados e atualizados. Este “rolling wave planning” adapta-se muito bem ao conceito de planeamento adaptativo usado no Agile

A conclusão é que as diferenças existem, mas não são assim tão acentuadas, e que não devemos "rasgar as vestes" se, mesmo quando estamos a usar uma metodologia ágil de gestão de projeto, o nosso cliente fizer questão em que lhe entreguemos o plano de gestão do projeto.

Contudo também não devemos aceitar que, como tantas vezes se diz, o conceito de Rolling Wave Planing proposto no PMBOK é idêntico ao Planeamento Adaptativo dos métodos ágeis, porque isso não é verdade (veja aqui as diferenças) e tratar os dois conceitos como idênticos prejudica a correta gestão do projeto.


Grp2ALL

Postagens mais visitadas deste blog

PMBOK v6: 7.4 Controlar os Custos do Projeto

PMBOK: Ferramentas e Técnicas – Método PERT