Conheça as Estratégias de Mobile Marketing


Entre as estratégias de marketing adotadas pelas empresas na atualidade figuram canais mais tradicionais – rádio, televisão, revistas, outdoors, entre outros – e vias mais modernas – internet, redes sociais etc. Contudo, mesmo se tratando de uma área em plena transformação, o marketing ainda não se vale do celular, como veículo para propagar sua marca. Isso não deixa de ser curioso, à medida que apresenta baixo custo e grande proporção de respostas.

Assim, surge a pergunta: você sabe como fazer um mobile marketing eficiente? A seguir, apresentamos algumas das alternativas mais interessantes, com a finalidade de atrair um grande número de clientes ao relacionamento com sua marca.

Bluetooth

 Embora apresente um custo mais elevado, em relação a outras modalidades de mobile marketing, é uma tecnologia que tem bom alcance de clientes. É realizada através de dispositivos de emissão de sinal em um perímetro específico, que envia informações para os celulares, quando a pessoa passar por aquele local. Empresas como a Coca-Cola já utilizaram essa tecnologia em campanhas de sucesso, com distribuição de conteúdo exclusivo para celulares. Mais de 2000 pessoas foram contatadas, em um período de 60 dias.

SMS



O sms marketing é uma das modalidades mais antigas – e simples – de propaganda no celular. Primeiramente, a empresa dependerá de conseguir parcerias comerciais com as diversas operadoras de telefonia e, só então, as mensagens são enviadas por meio de clientes que se cadastrem, ou através de acesso ao sistema sms Broadcast. Um ponto que deve ser destacado é: cautela na hora de enviar mensagens de texto indiscriminadamente, afinal o cliente poderá se sentir assediado e, irá repelir a marca, tendo efeito contrário ao pretendido, pela campanha de marketing. Várias empresas fazem uso desse tipo de propaganda, com números de sms impressos nas embalagens de produtos, sinalizando para os interessados, que devem enviar um torpedo, para maiores detalhes de uma promoção. Assim, respeitando-se a privacidade do usuário, a ação é estabelecida, com muito sucesso.

Torpedo de voz

São ligações feitas para celulares de consumidores, com gravações que apresentam uma propaganda. A grande ‘sacada’, neste caso, é fazer com que a gravação seja a mais atraente e criativa possível, para envolver o cliente, como um contato humano, de fato. Pode apresentar, desse modo, um bom retorno do público-alvo de sua empresa. A marca Sony, rotineiramente, faz ações de marketing deste tipo

Códigos 2D

São os chamados QR Codes – pequenos quadrados impressos, semelhantes a códigos de barras, muito comuns em anúncios ao ar livre, revistas ou shoppings. Ao aproximar o aparelho celular de um desses Codes, o usuário que detiver o app relativo à leitura do elemento, poderá acessar promoções exclusivas da marca. O aspecto menos interessante desse modo de mobile marketing é o fato de o usuário pagar pelo tráfego de dados envolvido na leitura.

• Apps

É o termo em inglês referente aos aplicativos – ou softwares – de celular. O número de apps apresentou um aumento astronômico, graças à popularização de smartphones e, sobretudo, do iPhone, com mais de 1 milhão de downloads diários, via Apple Store. Com isso, as outras fabricantes de celular começaram a desenvolver seus próprios apps, para não perder mercado. Evidentemente, o marketing enxergou esses programas como um grande meio de propagar suas marcas, por meio da criação de aplicativos específicos de publicidade, que tenham alguma funcionalidade que possa ser agregada à execução do app. Um bom exemplo de mobile marketing por meio de aplicativos é o criado pela Nike: Nike + Running. Ao ser executado, esse prático programa auxilia os praticantes de atividades físicas a analisar seu rendimento em caminhadas e corridas, por meio de relatório de distância, velocidade média, calorias eliminadas. Além disso, o usuário de iPhone ainda pode ouvir uma lista de músicas especialmente selecionada pelo app, e, ainda por meio do GPS do aparelho, mostra a localização do atleta.
 
Como detalhe divertido, a cada vez que o usuário iniciar o exercício, o programa posta essa informação na rede social Facebook. Desse modo, a cada ‘curtida’ recebida no post, o corredor ouve aplausos, encorajando-o.

Em suma, trata-se de uma excelente ação de marketing, que promove a atividade física e, de modo subliminar, faz a propaganda de seus calçados ao usuário.
 
O que achou de nossas dicas para um bom mobile marketing? Aproveite a melhor, conforme seu caso, e veja suas vendas crescerem!  

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