PMI Standards: Draft OPM3 v3 e PMBOK v5 Extensão para Software

O PMI acaba de disponibilizar no seu site os drafts para discussão das novas versões das seguintes normas
e documentos:

  • Versão 3 do OPM3 (Organizational Project Management Maturity Model)
  • Extensão do PMBOK v5 para projetos de desenvolvimento de software


A versão 3 do OPM3 é a nova versão do standard de maturidade em gestão organizacional de projetos (para saber mais sobre o OPM3 clique aqui). 

O OPM3 identifica e organiza o conjunto de boas-práticas para a gestão organizacional de projetos e disponibiliza os processos que permitem avaliar o desempenho da organização em relação aos processos de gestão de projetos, programas e portfólios. O resultado da avaliação, não sendo prescritivo, permite orientar o processo de melhoria, ajudando a organização a atingir níveis mais elevados de desempenho e a aumentar a sua competitividade, através de processos de melhoria continua.

Já a extensão do PMBOK para projetos de desenvolvimento de software é uma nova extensão ao PMBOK, com a qual o PMI pretende fazer a ligação entre os processos mais estruturados de gestão de projetos, mencionados no PMBOK e os métodos ágeis de gestão de projetos. Aceda ao artigo: PMI Disponibiliza Certificação Ágil em Gestão de Projetos, para saber mais sobre a  nova certificação técnica do PMI (Agile Certified Practitioner PMI-ACP).



Estes documentos estarão disponíveis para serem revistos e comentados pelos membros do PMI, de hoje até dia 10 de Janeiro de 2013

Postagens mais visitadas deste blog

PMBOK v6: 7.4 Controlar os Custos do Projeto

PMBOK: Ferramentas e Técnicas – Método da Corrente Crítica (Parte 1)