Medir o Seu Sucesso como Gestor de Projeto

Todos nos esforçamos para ter sucesso na nossa profissão. Os gestores de projeto medem o sucesso através de uma série de variáveis ​​que vão para além dos limites habitualmente referidos como o triplo constrangimento do projeto (custos - duração - funcionalidades/qualidade).

Para medir o seu sucesso na gestão de projetos, os gestores de projeto devem usar o que correntemente se designa por constrangimento triplo estendido, já que para além das três vertentes anteriormente enunciadas o sucesso da gestão de qualquer projeto passa igualmente por:

  • Obter a satisfação do cliente e, se possível, dos restantes grupos de interessados, o que se consegue através de um cuidado especial na deteção e satisfação dos seus requisitos para o produto ou serviço a construir; comunicação  focada nas necessidades especificas de cada interessado ou grupo de interessados e gestão das suas expectativas ao longo de todo o ciclo de vida do projeto mas, com particular incidência, no decurso da fase de execução.
  • Obter a satisfação da equipa do projeto. Gerir projetos é, em grande medida, gerir pessoas. Parte do sucesso do gestor de projeto relaciona-se com a sua capacidade de desenvolver e gerir adequadamente a equipa que com ele trabalha de forma a que no final do projeto todos sintam que o tempo em que trabalharam naquele projeto foi importante em termos de aprendizagem e que contribuiu de forma positiva para o desenvolvimento pessoal e profissional de todos. Equipas de projeto satisfeitas aceitarão novos desafios de forma mais entusiasta, com este ou com outro gestor de projeto.   

Para além destes dois fatores é igualmente importante que, no final de cada projeto, o gestor de projeto obtenha o feedback do promotor do projeto em relação ao seu desempenho. O promotor é quem atribui ao gestor de projeto a responsabilidade para usar recursos da organização em determinado projeto, nessa medida o promotor delega no gestor de projeto parte do poder que detêm na organização com o objetivo especifico de concretizar o projeto, pelo que, no final do projeto, o gestor de projeto deve avaliar com ele se o projeto decorreu de acordo com as expectativas que o promotor tinha à partida, e se o gestor de projeto o geriu de forma a justificar a confiança que nele foi depositada. 


O artigo abaixo detalha um pouco mais alguns dos critérios que são importantes para medir o sucesso na gestão de projetos.

How do You Measure Your Success as a Project Manager?

Postagens mais visitadas deste blog

PMBOK v6: 7.4 Controlar os Custos do Projeto

PMBOK: Ferramentas e Técnicas – Método da Corrente Crítica (Parte 1)