PMBOK: 4.4 Monitorar e Controlar o Trabalho do Projeto

Monitorar e controlar o trabalho do projeto é o processo de acompanhamento, revisão e ajuste da evolução do projeto de forma a cumprir com os objetivos de desempenho definidos no plano de gestão do projeto.

Deste processo constam as atividades de recolha, medição e disseminação das informações sobre o desempenho do projeto, nas quais se inclui a avaliação da tendência de evolução futura de forma a implementar melhorias e correções no processo.


Essas melhorias e correções podem implicar a tomada de ações preventivas ou corretivas. A monitorização contínua permite à equipa de gestão do projeto uma visão global em relação ao estado de desenvolvimento do projeto e uma atuação rápida, muitas vezes pró-ativa, no sentido de corrigir por antecipação eventuais problemas que possam vir a ter impacto na execução do projeto.

Essa atuação pró-ativa passa em grande medida pela monitorização dos riscos do projeto para garantir a sua eficácia tanto em termos da atualidade dos riscos identificados como da eficiência das ações corretivas ou preventivas planeadas.

O monitoramento inclui a criação de relatórios de evolução os quais devem fornecer informações sobre as diversas vertentes do desempenho do projeto (Ex. âmbito, cronograma, custo, recursos, qualidade e risco).

O processo Monitorar e Controlar o Trabalho do Projeto está relacionado a:
  • Comparação do desempenho real do projeto face ao que foi planeado e consta do Plano de Gestão do Projeto;
  • Avaliação do desempenho para determinar se são necessárias ações preventivas ou corretivas;
  • Identificação, análise, acompanhamento e monitoramento do riscos do projeto para garantir que os riscos sejam identificados, que o andamento seja relatado e que planos de respostas a riscos estejam sendo executados;
  • Manutenção de uma base de informações precisas relativas aos produtos do projeto e a sua documentação;
  • Fornecimento de informações para dar suporte a relatórios de andamento, medições de progresso e previsões;
  • Fornecimento de previsões para atualizar o custo atual e as informações sobre o cronograma atual;
  • Monitorização da implementação de mudanças aprovadas quando e conforme ocorrem.

O processo 4.4 Monitorar e Controlar o Trabalho do Projeto tem as seguintes Entradas, Ferramentas e Técnicas e Resultados:
 

Postagens mais visitadas deste blog

PMBOK v6: 7.4 Controlar os Custos do Projeto

PMBOK v6: 5.2 Coletar os Requisitos