PMBOK v5: 4.2 Criar o Plano de Gestão do Projeto


O Plano de Gestão do Projeto é documento que explica a forma como o projeto irá ser gerido, incluindo as ações necessárias para definir, coordenar e integrar todos os planos setoriais (Âmbito, Calendário, Custo, Qualidade, Risco, Comunicação, Recursos Humanos, Aquisições e Expectativas dos Interessados) num documento único que permita a gestão eficaz do projeto.
 

O processo para Criar o Plano de Gestão do Projeto pertence à área de conhecimento Gestão da Integração e, conforme se pode ver no diagrama abaixo, é um processo que recebe e entrega contributos a numerosos processos das áreas de planeamento e de monitorização e controlo do projeto.

Criar o Plano de Gestão do Projeto - Diagrama de Fluxo de Dados


 
De acordo com o PMBOK v5. o Plano de Gestão do Projeto deve ser “aperfeiçoado até ao fecho do projeto”. As revisões e aperfeiçoamentos ocorrem periodicamente no âmbito do processo 4.5 Realizar o Controlo Integrado de Alterações.

O conteúdo do Plano de Gestão do Projeto é variável em função da área de aplicação e da complexidade do projeto.

De acordo com a especificidade ou complexidade do projeto o plano de gestão do projeto deverá ser complementado com os planos setoriais mais detalhados. Por exemplo num projeto de pequena dimensão pode ser suficiente incluir a descrição do processo de comunicação no plano de gestão do projeto. Já num projeto de grande dimensão ou com um grande número de interessados, será mais adequado criar um documento específico em que o plano de comunicação do projeto seja apresentado com mais detalhe.

O processo 4.2 Criar o Plano de Gestão do Projeto tem as seguintes Entradas, Ferramentas e Técnicas e Resultados:



 

 
Artigo atualizado em maio de 2016
Grp2ALL
 

Postagens mais visitadas deste blog

PMBOK v6: 7.4 Controlar os Custos do Projeto

PMBOK: Ferramentas e Técnicas – Método da Corrente Crítica (Parte 1)