O exame PMP® vai mudar em 31/Agosto/2011.


O exame PMP (Project Management Professional) vai mudar em 31 de Agosto de 2011, com base nos recentes resultados do estudo RDS (Role Delineation Study).

O RDS é um estudo periodicamente atualizado pelo PMI e realizado com o intuito de manter atualizado o perfil típico das atividades diárias executadas pelos gestores de projeto.


A atualização mais recente do estudo foi concluída no final de 2010 e contou com a participação de mais de 3000 PMP’s em 97 países. O resultado foi utilizado para atualizar as especificações para o exame PMP. A mudança produzirá efeitos a partir de 31 de Agosto de 2011.

De acordo com as conclusões do RDS as alterações que irão ocorrer no exame PMP® são essencialmente duas:

1) Fim das perguntas autónomas sobre Responsabilidade Profissional e Responsabilidade Social.

No atual formato do exame a Responsabilidade Profissional e a Responsabilidade Social são testadas em separado.

O RDS mostrou que estas duas áreas estão integradas em todas as atividades realizadas pelo gestor de projeto, e não devem ser tratadas de forma separada. Dessa forma, o Código de Ética e Conduta Profissional do PMI passará a ser testado como parte integrante do trabalho diário do gestor de projeto. A partir de 31 de Agosto de 2011 as questões relacionadas com a Responsabilidade Profissional e Social passarão a estar integradas em todos os domínios do conhecimento deixando de ser apresentada no exame como um domínio independente.

2) Alterações na importância relativa das diversas áreas de conhecimento.

A relevância dos diferentes tópicos no exame sofrerá alterações de acordo com os resultados do estudo em relação à realidade do dia-a-dia do gestor de projeto. Esta alteração terá como consequencia aumentos de relevância em alguns tópicos e, dado que o numero de perguntas de exame se mantêm constante, a consequente redução de outros. O PMI revelou que estas alterações terão impacto em cerca de 30% do conteúdo do exame.

Para além do exame, também o processo de candidatura ao exame PMP® será alterada de forma a refletir a atualização da estrutura de trabalho preconiza para o Gestor de Projeto.

As restantes caraterísticas do exame, nomeadamente os critérios de elegibilidade, o formato do exame e as condições de aprovação não irão sofrer alterações.

Para além disso o exame continuará a ter por base o PMBOK 4. A 5ª edição do guia para a gestão de projetos do PMI está prevista para o final de 2012, o que quer dizer que o exame de certificação continuará a seguir a versão 4 até meados de 2013.

Para mais informação sobre as mudanças, e sobre seu impacto no processo de certificação visite o sítio do PMI no endereço abaixo:

Postagens mais visitadas deste blog

PMBOK v6: 7.4 Controlar os Custos do Projeto

PMBOK v6: 5.2 Coletar os Requisitos