Gerir Recursos Humanos no PMBOK

Estar juntos é o início. Manter juntos é progresso. Trabalhar em equipa é sucesso
Henry Ford (1863 - 1947)



De acordo com o PMBOK a área de conhecimento Gestão dos Recursos Humanos do Projeto integra todos os processos relacionados com a gestão das pessoas ao longo do ciclo de vida do projeto.

Estando o sucesso da grande maioria dos projetos altamente dependente dos recursos humanos envolvidos, facilmente se compreende a importância que esta área de conhecimento assume, começando desde logo pelo cuidados a ter com a seleção dos elementos da equipa de projeto.


As causas de insucesso de um projeto são tantas e tão diversas que o gestor de projeto necessita de uma equipa competente, unida, comprometida e disposta a superar todos os eventos negativos, possibilitando o cumprimento dos objetivos do projeto (tempo, âmbito / escopo, custo e qualidade).

Juntar um grupo de pessoas competentes não faz uma equipa (são bem conhecidas as fases de Tuckman relativas ao desempenho das equipas FormingStorming - NormingPerforming) às quais foi adicionada posteriormente uma última fase (Adjourning).


Essas cinco etapas evidenciam que, após proceder à seleção dos recursos necessários ao projeto, com base nas necessidades de competências técnicas mas também na avaliação das competências inter-pessoais de cada elemento(Formar a Equipa / Forming), decorrerá um período mais ou menos longo de tempo  em que, dificuldades de habituação ao trabalho conjunto, desconfianças e diferenças de personalidade, originarão conflitos que colocarão à prova a capacidade de gestão e de liderança do gestor de projeto (Conflito / Storming).

Ultrapassada essa fase conflituosa será possível entrar na (Normalidade / Norming), à qual se sucederá a fase em que, efetivamente, a equipa atinge um desempenho que é superior à soma dos desempenhos individuais dos elementos que a integram (Desempenho / Performing).

Quando o projeto termina é importante que o gestor de projeto acompanhe o fim dos trabalhos da equipa com as necessárias atividades de avaliação, felicitação e recompensa pelo trabalho realizado (Suspender / Adjourning). Esta última fase, apesar de não fazer parte dos processos incluídos no PMBOK, é determinante para a manutenção e consolidação do espírito de equipa o qual se revelará, por via do encurtamento senão mesmo eliminação da fase de conflito, fundamental para o desempenho dos projetos futuros.

Na versão atual do PMBOK (versão 4) a área de conhecimento Gerir os Recursos Humanos do Projeto é composta por 4 processos dos quais um está incluído na fase de planeamento (9.1 Desenvolver Plano de Recursos Humanos do Projeto) e os restantes três na fase de execução do projeto (9.2 Criar Equipa de Projeto; 9.3 – Desenvolver Equipa de Projeto; 9.4 Gerir Equipa de Projeto).

Vejamos com um pouco mais de detalhe cada um desses processos:

9.1 Desenvolver o Plano de Recursos Humanos do Projeto - Consiste na identificação, dimensionamento e documentação das diversas funções, responsabilidades e relações hierárquicas do projeto e na criação do plano de gestão das pessoas envolvidas no projeto.

Como resultados deste processo teremos o organograma hierárquico e o histograma funcional, sendo que este último deverá indicar a necessidade de mão-de-obra, dentro do espaço de tempo de execução do projeto.

Os processos incluídos nesta área de conhecimento incidem especificamente na gestão da equipa de projeto (Criar, Desenvolver e Gerir a equipa de projeto), mas podem incluir outros interessados que, durante as diversas fases do projeto, se relacionam de forma direta com essa equipa.

9.2 Criar Equipa de Projeto – Consiste na obtenção dos recursos humanos necessários á realização do trabalho incluído no projeto, incluindo as atividades de seleção das pessoas - contratação de recursos externos ou mobilização dos recursos internos – para a equipa do projeto. A qualidade da mão-de-obra contratada dependerá da avaliação técnica e psicológica dos candidatos e dela dependerá em grande medida o sucesso do projeto.

9.3 Desenvolver Equipa de Projeto - Melhoria de competências e interação de membros da equipa para melhorar o desempenho do projeto. Inclui as atividades de coordenação da equipa mas também a identificação de necessidades e realização das ações de formação necessárias para que a equipa execute as atividades do projeto de acordo com os padrões de produtividade, qualidade e segurança definidos no projeto.

9.4 Gerir Equipa de Projeto - Acompanhamento do desempenho de membros da equipa, fornecimento de feedback, resolução de problemas e coordenação de mudanças para melhorar o desempenho do projeto. Gerir a equipa de projeto consiste em observar e controlar o comportamento da equipa, administrando eventuais conflitos, resolvendo problemas e coordenando as necessidades decorrentes de mudanças ou alterações introduzidas no projeto.

Em próximos artigos abordaremos em detalhe cada um destes processos.

__________________________________
[1] O potencial não é expresso apenas pela capacidade produtiva ou competência técnica. Outros elementos menos tangíveis, como motivação, comprometimento e ética, têm a capacidade de influenciar consideravelmente o desempenho dos projetos, podendo ser essa influência tanto positiva quanto negativa. O relacionamentos entre os elementos da equipe e a respetiva autoestima são fatores determinantes para o sucesso ou fracasso de um projeto.

Postagens mais visitadas deste blog

PMBOK v6: 7.4 Controlar os Custos do Projeto

PMBOK v6: 5.2 Coletar os Requisitos