Especializar é Preciso.

À medida que aumenta a maturidade em gestão de projetos das organizações, e que estes assumem um papel de relevo como veículo de implementação da estratégia organizacional, a profissão de gestor de projeto tem vindo a assistir a uma tendência progressivamente mais acentuada para a especialização.


As organizações esperam dos seus gestores de projeto que, uma vez adquiridas as habilitações básicas em gestão de projeto, prossigam o seu desenvolvimento profissional adquirindo experiência mas também habilitações especializadas em uma ou mais áreas de especialização. Alguns PMO’s desenvolvem programas de especialização adaptados às necessidades específicas das organizações em que se integram (Existem organizações em que a carreira de gestor de projeto tem especialidades relacionadas com a tecnologia e a infraestrutura, desenvolvimento de software ou gestão de serviços de SI/TI.

O PMI e as outras organizações, que desenvolvem standards na área da gestão de projetos, programas e portfólios, seguem essa tendência oferecendo programas e certificações que adicionam às aptidões básicas em gestão de projeto aptidões específicas em gestão ágil de projeto, gestão de risco e planeamento do calendário do projeto.

Para além disso o PMI disponibiliza extensões à metodologia PMBOK especializadas para a gestão de projetos em determinados setores industriais.

Clique aqui para saber qual das certificações PMI é mais adequada para sí.

Postagens mais visitadas deste blog

PMBOK v6: 7.4 Controlar os Custos do Projeto

PMBOK: Ferramentas e Técnicas – Método da Corrente Crítica (Parte 1)