PMBOK v6: 10.3 Controlar a Comunicação do Projeto
O processo de controlar as
comunicações é responsável pela partilha de informação sobre o andamento do
projeto por todos os interessados no projeto de modo a garantir que as necessidades
de informação de todas as partes interessadas no projeto são correta e
atempadamente atendidas.
Com a criação no PMBOK 5 de uma área
de conhecimento específica para a gestão das expectativas dos interessados (13.
Gestão de Espectativas dos Interessados), a gestão das comunicações
ganhou um maior foco no controlo e disseminação do fluxo das informações do
projeto.
Controlar as Comunicações do Projeto
é um processo transversal ao ciclo de vida do projeto, que tem como objetivo a monitorização
e o controlo do fluxo de partilha de informação sobre o andamento do projeto
por todas as partes interessadas (stakeholders).
O tipo de informação, o meio usado e
a periodicidade com que a informação é partilhada pelos diversos interessados
ou grupos de interessados está definida no Plano de Gestão de Comunicações.
O controlo do fluxo de comunicação é
um processo que permite ao gestor de projeto e á sua equipa, perceber se o
plano de comunicação está a ser corretamente executado e se os objetivos de
comunicação definidos, e identificar de forma pró-ativa, a necessidade de ações
preventivas ou corretivas e eventuais oportunidades de introdução de melhorias.
No âmbito do PMBOK a gestão da
comunicação do projeto segue a hierarquia DIKW
(Data-Information-Knowledge-Wisdow) também conhecida por pirâmide do
conhecimento. O sucesso da implementação desse modelo que permite transformar
dados no conhecimento necessário à decisão depende essencialmente da confiança
da equipa nos dados obtidos e no processo de análise que conduz á informação, e
no apoio dos patrocinadores do projeto os quais têm em ultima análise a
responsabilidade de apoiar, e defender perante a organização, as decisões que
são tomadas no âmbito do projeto.
O que isto quer dizer em termos
práticos é que os relatórios devem ser capazes de sintetizar tudo aquilo que é
relevante para compreender o progresso do projeto, o que implica que a forma
como os relatórios são desenhados, os indicadores e os gráficos que são apresentados,
e os assuntos que são selecionados para serem apresentados com maior relevo,
devem ser aqueles que melhor contribuem para a compreensão sobre o andamento do
projeto. A seleção de informações que auxilie na formação de opinião,
preferencialmente em uma única página (estilo tableau de bord), contribui de
forma positiva para o sucesso do projeto.
Um processo de controlo de
comunicação eficaz assenta na eficiência do processo de monitorização que lhe
está a montante. O trabalho de monitoramento periódico e sistemático é
essencial para a recolha da informação que é necessária para a comparação entre
o planos de projeto que foram efetuados e a execução concreta das atividades do
projeto.
As ferramentas e técnicas essenciais a realização do processo de controlo das comunicações do projeto são:
Sistema de Gestão de Informação - No âmbito dos processos relacionados com a comunicação do projeto o sistema de gestão de informação é o sistema da organização que disponibiliza um conjunto standard de ferramentas que o gestor de projeto utiliza para capturar, guardar e distribuir informação aos interessados no projeto sobre os custos, o progresso do calendário, e o desempenho.
Avaliação de Peritos - É a quem o gestor de projeto recorre para avaliar o impacto das comunicações do projeto, e a necessidade de efetuar ações ou intervenções para tornar a comunicação mais eficiente e eficaz.
Reuniões - O controlo da comunicação exige que se realizem múltiplas reuniões para avaliar com a equipa e muitos dos restantes interessados no projeto, aquilo que está menos bem e o que necessita de ser corrigido.