PMBOK: Ferramentas e Técnicas - Dicionário da EAP / WBS

O dicionário da EAP / WBS disponibiliza informação detalhada sobre o trabalho a realizar nos níveis mais baixos da EAP / WBS. Nela inclui-se uma narrativa descritiva do trabalho a realizar e referências aos requisitos contratuais. O dicionário da EAP / WBS, através da definição das tarefas que são necessárias realizar em cada uma das atividades, ajuda a obter estimativas precisas para a duração das atividades. Cada projeto deve criar e manter atualizado o dicionário da EAP / WBS durante todo o ciclo de vida do projeto.

O Dicionário expande cada uma das atividades existentes no nível inferior da EAP / WBS (pacote de trabalho), adicionando-lhe uma descrição narrativa a qual deve de forma clara apresentar uma descrição detalhada do âmbito / escopo do trabalhe em cada elemento da EAP / WBS.




O Dicionário da EAP / WBS deve incluir, para além da descrição do trabalho a executar, outra informação de suporte ao planeamento da atividade e nas quais se incluem: A descrição e detalhe das tarefas incluídas na atividade; A lista de materiais a utilizar; O nome dos responsáveis e de outros recursos humanos envolvidos na atividade; Os principais riscos; A estimativa de custos; As dependências em relação às demais atividades do projeto; Códigos contabilísticos em que os custos dessa atividade deverão ser atribuídos.


Através da definição detalhada do âmbito de trabalho de cada atividade e dos respetivos recursos afetos, o Dicionário EAP / WBS é a base para as estimativas, especialmente se estivermos na fase do projeto em que estão a fazer-se as estimativas detalhadas (Botom-Up) usando o método dos três pontos.

O gestor de projeto, em conjunto com a sua equipa, deve começar a criar a estrutura analítica das atividades do projeto (EAP / WBS) do geral para o particular e recorrendo à decomposição progressiva das atividades gerais tendo sempre em atenção que cada um dos ramos de decomposição deve ter como objetivo a criação de uma das funcionalidades do produto ou serviço que será resultante do projeto (a isto chama-se construir uma EAP / WBS orientada aos entregáveis do projeto). Através dessa decomposição sucessiva vamos criando vários níveis de atividades em que o nivel inferior é composto por atividades que constituem e detalham as atividades do nível imediatamente acima.
Habitualmente a EAP / WBS de um projeto tem entre quatro a seis níveis, mas as boas práticas de gestão de projetos aconselham que se termine a decomposição progressiva quando as atividades de detalhe têm uma duração de no máximo 2 semanas de trabalho efetivo.
As atividades que integram a ultima linha da EAP / WBS são chamadas "pacotes de trabalho" e cada uma delas deve ter uma entrada no dicionário da EAP / WBS.
O que se apresenta a seguir é um formulário que pode ser usado para detalhar a informação relativa a esses "pacotes de trabalho". Estes formulários podem ser guardados num documento que é complementar à EAP / WBS do projeto.

 

Postagens mais visitadas deste blog

PMBOK v6: 7.4 Controlar os Custos do Projeto

PMBOK: Ferramentas e Técnicas – Método PERT