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Mostrando postagens de outubro, 2012

Vantagens do Coaching na Gestão de Projetos

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Muitas organizações não dispõem de gestores de projetos qualificados e optam por contratar externamente esses recursos. Contratar um "treinador" para os gestores de projeto da sua organização ( Coach de Projetos ) permite colmatar esta lacuna e, em paralelo, reter internamente o conhecimento adquirido e as lições aprendidas sendo, na maioria das vezes, uma solução preferível do que a simples contratação de gestores de projeto externos à organização.    

Livro: The 20% Doctrine

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O livro explica como algumas empresas de topo fazem para criar um ambiente de trabalho que potencia da inovação. O Google incentiva a inovação deixando os colaboradores dedicar 20% do seu tempo de trabalho a desenvolver ideias criativas próprias. Durante esses 20% de tempo os colaboradores são livres para utilizar os recursos da empresa nos seus próprios projetos. Esta política mantém os colaboradores motivados e ensina-os a ser inventivos quando não têm muito tempo disponível. As pessoas devem desenvolver ideias em áreas em que tenham particular interesse, desenvolver um protótipo simples do novo produto e um plano para posterior desenvolvimento iterativo. Por outro lado os colaboradores são incentivados a “reutilizar” transformando produtos que já existem Em contraste com a Google, o Flickr tem uma estratégia de gestão de pessoas conhecida como “The Pivot”, e na qual a empresa usa a criatividade dos seus recursos para a criação de produtos totalmente novos A equipa criat

5 Dicas para Gerir Conflitos na Equipa

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Os conflitos são inevitabilidades em todas as atividades em que se colocam pessoas , com personalidade, formas de pensar e especializações muito diferentes, a trabalhar em conjunto . Os projetos não são excepção, sendo muito raros os projetos, por mais simples que sejam, que decorrem sem que, aqui ou além se registem conflitos entre as pessoas que integram a equipa, e que o gestor de projeto tem que mediar, gerir e resolver. Dependendo do momento em que ocorre, da relação existente, e do maior ou menor ascendente que tenha, face às partes em conflito, o gestor de projeto pode optar por um de vários caminhos para resolver determinado conflito .

PMBOK: Ferramentas e Técnicas - Avaliação da Probabilidade e Impacto dos Riscos

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O Conceito de Probabilidade de Ocorrência Todos os riscos têm uma probabilidade de ocorrência maior do que zero e menor do que 100 por cento. Um risco que tenha uma probabilidade de zero não pode ocorrer e não precisa de ser considerada como um risco do projeto. Já um risco que tenha uma probabilidade de 100 por cento não é um risco, mas uma ocorrência e deve ser devidamente planeado no âmbito do plano do projeto.

Agile vs Waterfall: Qual se Adapta Melhor às Suas Necessidades?

Os métodos ágeis para a gestão de projetos não se aplicam a todas as organizações e projetos , nem são uma alternativa aos métodos mais estruturados para a gestão de projeto. De facto não existe uma dicotomia métodos ágeis versus métodos estruturados . O que existe é um leque de utilização de métodos que vão desde os mais estruturados, como o PMBOK, até aos mais ágeis, como o SCRUM. Em vez de uma alternativa, os métodos ágeis são mais uma ferramenta , ao dispor dos gestores de projeto que os sabem utilizar, e que é muito útil se usada nos projetos certos, com a equipa de projeto adequada e nos clientes e/ou organizações que estão abertos a essa utilização.

Certificação PMP Dicas para Exame – Gestão de Integração

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A área de conhecimento Gestão da Integração do Projeto , ou Gestão Integrada do Projeto, engloba os processos de coordenação usados recorrentemente e ao longo das diversas fases do ciclo de vida do projeto. A maioria dos processos incluídos nesta área de conhecimento é transversal a todo o ciclo de vida do projeto, na medida em que alguns dos seus resultados vão sendo atualizados, ao longo de todo o projeto. Para além disso são processos essencialmente interativos , no sentido em que recebem contributos e fornecem resultados para um número muito grande de outros processos ( Gerir a Integração no PMBOK ). A área de conhecimento Gestão de Integração inclui 6 processos, 1 em cada uma das fases do ciclo de vida do projeto (Iniciar, Planear, Executar e Fechar) e 2 na fase de Monitorizar e Controlar. Adicione-se como seguidor deste blog, e receba mais documentação, dicas, simulações e questões sobre as diversas áreas de conhecimento em gestão de projetos que o ajuda

PMBOK: Gerir os Riscos do Projeto

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O risco é algo que é inerente a todos os projetos. Por definição, os projetos visam a criação de um resultado único, pelo que, quando uma organização inicia um projeto, começa necessariamente a operar numa zona de incerteza. As decisões tomadas nesse contexto de incerteza e os fatores internos e externos que as condicionam influenciam, positiva ou negativamente, a forma como decorre a execução do projeto. Sendo o risco algo que pode vir a acontecer no futuro, todos os projetos têm risco dado que este é inerente à incerteza com que, no presente se podem antecipar eventuais ocorrências , que venham a afetar o projeto num ou mais dos seus objetivos planeados, dependendo a probabilidade de ocorrência de um dado risco da natureza desse mesmo risco.