Livro: The 20% Doctrine
O livro explica como algumas empresas de topo fazem para criar um ambiente de trabalho que potencia da inovação.
O Google incentiva a inovação deixando os colaboradores dedicar 20% do seu tempo de trabalho a desenvolver ideias criativas próprias. Durante esses 20% de tempo os colaboradores são livres para utilizar os recursos da empresa nos seus próprios projetos. Esta política mantém os colaboradores motivados e ensina-os a ser inventivos quando não têm muito tempo disponível.
As pessoas devem desenvolver ideias em áreas em que tenham particular interesse, desenvolver um protótipo simples do novo produto e um plano para posterior desenvolvimento iterativo. Por outro lado os colaboradores são incentivados a “reutilizar” transformando produtos que já existem
Em contraste com a Google, o Flickr tem uma estratégia de gestão de pessoas conhecida como “The Pivot”, e na qual a empresa usa a criatividade dos seus recursos para a criação de produtos totalmente novos
A equipa criativa da Odeo tem uma política idêntica ao Google. Um dos resultados desses 20% de tempo foi a criação do Twitter
Diversas empresas como o Facebook, eBay, Twitter e LinkedIn, comprimem o conceito dos 20% de tempo numa maratona de inovação que dura 24 horas, mas a ideia é sempre a mesma, incentivar e acelerar a inovação com sentido prático Partindo no exemplo da Google, o autor discute a forma como as empresas criam inovação e como esse tem sido replicado, com sucesso, em outras empresas, tanto tecnológicas como não tecnológicas. Se bem que não seja um modelo passível de generalização a todos os tipos de indústria, o livro demonstra a sua aplicabilidade numa ampla variedade de indústrias explicando de que forma podem as empresas incentivar a inovação dos seus empregados através da criação de um ambiente de profunda camaradagem, prazos kamikaze e expectativas possivelmente absurdas.
O Autor
Ryan Tate é um jornalista e blogger de tecnologia. Os seus artigos são lidos mensalmente por mais de 700.000 pessoas.
The 20% Doctrine: How Tinkering, Goofing off, and Breaking The Rules at Work Drive Sucess in Business
By Ryan Tate, Copyright 2012 by Ryan Tate
HarperCollins Publishers
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