Livro: The 20% Doctrine


O livro explica como algumas empresas de topo fazem para criar um ambiente de trabalho que potencia da inovação.

O Google incentiva a inovação deixando os colaboradores dedicar 20% do seu tempo de trabalho a desenvolver ideias criativas próprias. Durante esses 20% de tempo os colaboradores são livres para utilizar os recursos da empresa nos seus próprios projetos. Esta política mantém os colaboradores motivados e ensina-os a ser inventivos quando não têm muito tempo disponível.

As pessoas devem desenvolver ideias em áreas em que tenham particular interesse, desenvolver um protótipo simples do novo produto e um plano para posterior desenvolvimento iterativo. Por outro lado os colaboradores são incentivados a “reutilizar” transformando produtos que já existem

Em contraste com a Google, o Flickr tem uma estratégia de gestão de pessoas conhecida como “The Pivot”, e na qual a empresa usa a criatividade dos seus recursos para a criação de produtos totalmente novos

A equipa criativa da Odeo tem uma política idêntica ao Google. Um dos resultados desses 20% de tempo foi a criação do Twitter

Diversas empresas como o Facebook, eBay, Twitter e LinkedIn, comprimem o conceito dos 20% de tempo numa maratona de inovação que dura 24 horas, mas a ideia é sempre a mesma, incentivar e acelerar a inovação com sentido prático Partindo no exemplo da Google, o autor discute a forma como as empresas criam inovação e como esse tem sido replicado, com sucesso, em outras empresas, tanto tecnológicas como não tecnológicas. Se bem que não seja um modelo passível de generalização a todos os tipos de indústria, o livro demonstra a sua aplicabilidade numa ampla variedade de indústrias explicando de que forma podem as empresas incentivar a inovação dos seus empregados através da criação de um ambiente de profunda camaradagem, prazos kamikaze e expectativas possivelmente absurdas.

O Autor


Ryan Tate é um jornalista e blogger de tecnologia. Os seus artigos são lidos mensalmente por mais de 700.000 pessoas.



The 20% Doctrine: How Tinkering, Goofing off, and Breaking The Rules at Work Drive Sucess in Business
By Ryan Tate, Copyright 2012 by Ryan Tate
HarperCollins Publishers
Clique aqui para ver em Amazon.com
 

Postagens mais visitadas deste blog

PMBOK: Ferramentas e Técnicas – Métodos de Comunicação

PMBOK: Ferramentas e Técnicas – Método PERT