2016 Novidades no Exame PMP
Desde meados do ano passado que se sabe que o PMI iria alterar algumas coisas do exame PMP a partir de Janeiro de 2016. Essas alterações já estão em vigor, e muitas empresas de formação publicitam novos livros e novos conteúdos adaptados ao novo exame.
Mas será que as alterações são tão relevantes que tornam obrigatório a compra de novos manuais e materiais de estudo?
Para responder a esta questão vamos ver com um pouco mais de detalhe quais as alterações que foram introduzidas.
Para responder a esta questão vamos ver com um pouco mais de detalhe quais as alterações que foram introduzidas.
A leitura do documento Descrição do Conteúdo de Exame PMP®, disponibilizado pelo PMI® permite concluir que foram introduzidas algumas alterações as quais afetam aqueles que se encontram a estudar e que pretendem realizar o exame de certificação PMP® após o dia 11 de Janeiro de 2016.
A conclusão a que chegámos é que essas alterações podem considerar-se mínimas e os manuais e outros materiais de estudo e preparação podem continuar a ser usados bastando que tenha em consideração aquilo que foi alterado.
Porque é que o Exame PMP muda?
De tempos a tempos o PMI realiza um estudo sobre as funções do gestor de projetos (Role Delineation Study - RDS) de forma a conhecer o que é que os gestores de projeto fazem no seu dia-a-dia. Esses estudos servem de guia às alterações que vão sendo introduzidas no exame. O ultimo desses estudos mostrou que a função de gestor de projeto sofreu algumas ligeiras alterações e por isso o PMI alterou o exame de certificação de forma a refletir essas alterações.
As alterações mais relevantes são as 8 novas atividades adicionadas aos 5 domínios que constituem o Exame PMP de forma a dar uma maior ênfase aos processos relacionados com os interessados (stakeholders) do projeto (incluindo a sua gestão, envolvimento no projeto e comunicação). O numero total das atividades aumentou de 34 para 42.
O que Mudou no Exame PMP
As alterações mais relevantes são as 8 novas atividades adicionadas aos 5 domínios que constituem o Exame PMP de forma a dar uma maior ênfase aos processos relacionados com os interessados (stakeholders) do projeto (incluindo a sua gestão, envolvimento no projeto e comunicação). O numero total das atividades aumentou de 34 para 42.
- Domínio de Inicio do Projeto [3 novas atividades]
- Identificar os entregáveis mais importantes (key deliverables) relacionados com os requisitos de negócio de forma a gerir corretamente as expectativas dos diversos interessados e direcionar a obtenção dos objetivos do projeto.
- Realizar a análise de benefícios com a participação dos interessados relevantes (incluindo o patrocinador, cliente e peritos/especialistas no produto ou serviço que está a ser criado).
- Informar os interessados sobre o conteúdo do documento de inicio de projeto que foi aprovado (project charter), de forma a assegurar um entendimento comum em relação aos entregáveis, etapas e as várias funções e responsabilidades.
Para além disso o papel do gestor de projeto na criação do documento de inicio do projeto (Project Charter) também mudou. O RDS mostrou que, não só é da responsabilidade do gestor de projeto criar esse documento, como também é de sua responsabilidade gerir as relações com os interessados e garantir que todos eles conhecem e compreendem o seu conteúdo.
- Domínio de Planeamento do Projeto [1 nova atividade]
- Desenvolver o plano de gestão de interessados (stakeholders) o que permite conhecer em detalhe as necessidades, interesses e impacto potencial, de forma a gerir de forma eficiente e eficaz as expectativas dos diversos interessados ou grupos de interessados e garantir o seu envolvimento e comprometimento com as decisões e os resultados do projeto.
- Domínio de Execução do Projeto [2 novas atividades]
- Gerir o fluxo de informação de acordo com o que está definido no plano de comunicação, de forma a manter os diversos grupos de interessados devidamente envolvidos e informados sobre o estado atual da execução.
- Manter o relacionamento com os diversos interessados seguindo o que está definido no plano de gestão dos interessados de forma a obter o suporte continuado e a gerir as expectativas de todos os interessados.
- Domínio de Monitorização e Controlo do Projeto [2 novas atividades]
- Recolher, analisar e gerir as lições aprendidas. Arquivar os documentos e os restantes materiais usados no projeto seguindo os procedimentos e as práticas previamente definidas e aceites pela organização, de forma a cumprir com os requisitos e as normas em vigor, e a possibilitar o seu uso em auditorias e em projetos futuros
- De forma a avaliar a sua satisfação com a forma como o projeto está a ser executado, obter o feedback dos interessados relevantes, usando as técnicas e as ferramentas mais apropriadas e que estejam definidas no plano de gestão de interessados
- Domínio de Fecho do Projeto [Sem novas atividades]
Para terminar foram introduzidas ligeiras alterações no "peso" que cada um dos 5 domínios tem no total do exame. A tabela abaixo mostra o novo "peso" que cada um dos diversos domínios em percentagem do numero de perguntas do exame.
Inicio
|
13%
|
Planeamento
|
24%
|
Execução
|
31%
|
Monitorização e Controlo
|
25%
|
Fecho
|
7%
|
Grp2ALL