PMBOK v6: 10.1 Planear a Gestão das Comunicações do Projeto
É o processo
que permite determinar as necessidades de informação das partes interessadas no
projeto (Stakeholders), e definir a forma como a comunicação será realizada
durante a totalidade da duração do projeto.
A identificação das necessidades de informações das partes interessadas, e a determinação dos meios adequados para atender a essa necessidade, são fatores importantes para o sucesso do projeto. A comunicação para ser eficiente deve obedecer aos seguintes critérios:
O planeamento da comunicação deve responder as
seguintes perguntas:
- Quem devem ser os destinatários da informação (Quem precisa da informação)?
- Com que periodicidade é que a informação lhes deverá ser disponibilizada?
- Em que formato a informação deve ser entregue? (informação de síntese vs. Informação detalhada, informação genérica vs. informação técnica)
- Quem irá fornecer a informação?
- Em que formato a informação deve ser entregue? (informação de síntese vs. Informação detalhada, informação genérica vs. informação técnica)
- Como será disponibilizada a informação? (Documento formalmente entregue, Enviada por e-mail, No âmbito de uma reunião pessoal, disponibilizada para consulta na intranet da organização ou noutro tipo suporte que seja habitualmente usado para publicitar informação entre os colaboradores da organização
- Qual o tipo de feedback pretendido?
A identificação das necessidades de informações das partes interessadas, e a determinação dos meios adequados para atender a essa necessidade, são fatores importantes para o sucesso do projeto. A comunicação para ser eficiente deve obedecer aos seguintes critérios:
- Fornecer apenas as informações necessárias a cada stakeholder ou grupo de stakeholders
- No momento adequado, isto é permitir a todos os intervenientes terem disponível toda a informação que necessitam para estarem a par do estado do projeto e poderem tomar corretamente as decisões
- Num formato e com um conteúdo que maximize a compreensão do destinatário e que potencie a retribuição do feedback pretendido.
Com as atualizações introduzidas na
versão 5 do PMBOK em Janeiro de 2013, a área de conhecimento Gestão da
Comunicação do Projeto perdeu o processo Identificação das Partes Interessadas do Projeto que transitou para a nova área de
conhecimento Gestão das Expectativas dos Interessados (Stakeholders), ficando com os três processos retratados na figura abaixo.
De acordo com o PMBOK v5. o processo 10.1 Planear a Gestão da Comunicação tem as seguintes Entradas, Ferramentas e Técnicas e Resultados:
Entradas
|
Ferramentas e Técnicas
|
Resultados
|
Tecnologia de Comunicação
|
Atualização Doc. do Proj.
|
|