Gestão das Expetativas dos Interessados (Stakeholders) no PMBOK
É uma nova área
de conhecimento introduzida no PMBOK v5 sendo o reconhecimento formal por parte do PMI em relação à importancia que a gestão de expectativas, de todos os envolvidos ou afetados pelas tarefas de execução e pelo resultado do projeto têm, para o sucesso do projeto.
Sendo o resultado da separação da área de
conhecimento Gestão da Comunicação em duas áreas de conhecimento distintas: 1) Comunicação do estado do projeto aos interessados; 2) Gestão das expectativas desses mesmos interessados.
Esta segunda componente incide essencialmente na
gestão da interação com os interessados do projeto com o objetivo de responder atempadamente às suas necessidades e expectativas, contribuindo para a rápida identificação
e resolução de questões e descontentamentos de forma a potenciar o seu
envolvimento positivo no decurso da realização do projeto.
A área de
conhecimento Gerir as Expetativas dos Interessados (Stakeholders) envolve as
atividades dirigidas às partes interessadas que têm o intuito de influenciar as
suas expetativas, abordar as preocupações e solucionar questões, tais como:
- Aumentar a probabilidade de aceitação do projeto, negociando e influenciando os seus desejos para alcançar e manter as metas;
- Abordar as preocupações que ainda não se tornaram questões, esclarecendo e resolvendo eventuais mal-entendidos antes que os mesmos se transformem em problemas de mais difícil resolução;
- Esclarecer e solucionar as questões que foram identificadas.