PMBOK v5: 8.2 - Garantir a Qualidade do Projeto


A garantia da qualidade, é um processo que deve perdurar ao longo de todo o ciclo de vida do projeto, consistindo em todas as atividades planeadas e sistemáticas que são implementadas dentro do sistema de qualidade de modo a assegurar que o projeto irá satisfazer os padrões relevantes de qualidade.
  
Devido às especificidades que comporta, e ao tempo que consome, o processo de assegurar a garantia da qualidade é, na grande maioria das vezes, executado por um departamento especializado em Garantia de Qualidade e Gestão de Risco.


A garantia pode ser fornecida à equipa de gestão do projeto e à gestão da organização executora (garantia da qualidade interna), ou pode ser fornecida ao cliente e outros não ativamente envolvidos no trabalho do projeto (garantia da qualidade externa).

A garantia de qualidade aborda as questões relacionadas com os processos de gestão de projeto e com a qualidade, na ótica do cliente, para o produto ou serviço que está a ser criado no âmbito do projeto.

O processo Garantir a Qualidade do Projeto usa como informação de trabalho o resultado das medições de controlo de qualidade, isto é o resultado dos testes e das medidas de controlo de qualidade, as quais são utilizadas para comparações e análises de variância.

O resultado do processo Garantir a Qualidade do Projeto é um aumento na qualidade dos processos usados na gestão e na execução do projeto, bem como das características dos produtos e serviços criados.

A melhoria da qualidade inclui a realização de ações para aumentar a eficácia e a eficiência do projeto fornecendo benefícios adicionais para as partes envolvidas do projeto. Na maioria dos casos, a implementação de melhorias na qualidade exigirá a introdução de alterações ou correções que serão geridas de acordo com os procedimentos do controlo integrado de alterações.

Para Garantir a Qualidade do Projeto recorrem-se, entre outras ferramentas, a auditorias de qualidade.

Podendo ser realizada de forma programada ou aleatória, e conduzida, tanto por auditores da própria casa, adequadamente formados para o efeito, como por auditores externos (P.ex. Agências especializadas na implementação de sistemas de qualidade), uma auditoria de qualidade consiste na revisão estruturada das atividades de gestão de qualidade com o intuito de identificar as lições aprendidas que possam contribuir para a melhoria dos projetos da organização.


Para mais informação sobre qualidade do processo e do produto leia os artigos deste blog relacionados com as normas ISO 14598 e 9126 disponíveis na página "Qualidade"


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