PMBOK v5: 8.3 - Controlar a Qualidade do Projeto


Num projeto não se mede tudo o que “mexe”, mas deve medir-se tudo o que é relevante para avaliar a qualidade dos processos e do produto que está a ser criado. No PMBOK, a gestão da qualidade segue o ciclo de qualidade normalmente usado em muitas outras metodologias, isto é:

Planear quais os critérios de qualidade relevantes e a forma como vamos poder assegurar que os mesmos são cumpridos ao longo de todo o ciclo de vida do projeto
Extrair os dados, calcular as métricas, avaliar os desvios, decidir sobre as ações corretivas a realizar
Controlar Implementar as alterações para que o projeto retome o nível de qualidade desejada, e avaliar o resultado.

Não vale a pena ter um plano de qualidade que prevê um conjunto de métricas muito sofisticadas, se depois não tivermos possibilidade de extrair atempadamente, e a um custo razoável, os dados necessários para o seu cálculo.

À semelhança do que se passa com o processo 8.2 – Realizar a Garantia de Qualidade do Projeto, também o processo 8.3 - Controlar a Qualidade do Projeto, é uma atividade recorrente que, de forma a garantir que o projeto cumpre de forma consistente, com os padrões de qualidade definidos em relação aos processos e aos produtos do projeto, deve acompanhar todo o ciclo de vida do projeto.

Para que possamos controlar de forma eficaz a qualidade do projeto é necessário ter disponível informação sobre o desempenho do trabalho que está a ser realizado. O procedimento de recolha desses dados e cálculo das respetivas métricas faz parte do processo 8.2 – Realizar a Garantia de Qualidade do Projeto.


Os procedimentos de recolha de dados e o cálculo das métricas de qualidade, definidas no processo 8.1 – Planear a Gestão de Qualidade do Projeto, e concretizadas no processo 8.2 – Realizar a Garantia de Qualidade do Projeto, são atividades de rotina que devem estar devidamente planeadas no âmbito do plano de gestão do projeto.

As métricas de qualidade variam consoante a natureza e o âmbito do projeto. Porque o processo de extração, cálculo e análise das métricas de qualidade, consome recursos durante a execução do projeto, o conjunto de métricas escolhidas deve ser eficiente (consumir o mínimo de recursos possível) e eficaz (centrado na obtenção da informação que é necessária para a identificação de desvios e para a tomada de decisão respeitante a ações corretivas ou outras).



A informação de entrada necessária para o processo 8.3 – Controlar da Qualidade do Projeto inclui, geralmente, informação sobre o Progresso do cronograma do projeto; Estado das atividades em curso; Entregas terminadas; Atividades do cronograma que foram iniciadas e que foram concluídas; Custos autorizados e custos realizados, e Estimativas para terminar as atividades do projeto.

Com recurso a um conjunto de ferramentas básicas para a gestão e controlo da qualidade, de inspeções, e da revisão dos pedidos de alteração aprovados, a informação recebida permite ao gestor de projeto e à sua equipa ter um conhecimento detalhado sobre o efeito que o processo de garantia da qualidade está a ter, tanto no processo de gestão do projeto, como no produto ou serviço que está a ser criado.


Esse conhecimento, sobre o resultado das ações empreendidas, é retransmitido ao processo 8.2 – Realizar a Qualidade do Projeto, de forma a criar um ciclo contínuo de adaptação do processo de qualidade do projeto, e a outros processos relacionados com o plano e com o âmbito do projeto.

Este ciclo de feedback é muito importante na medida em que, uma parte importante da gestão da qualidade do projeto consiste na introdução de alterações ao plano ou ao âmbito do projeto de forma a corrigir desvios ou anomalias de qualidade. Muitas dessas alterações, ampliam ou limitam o âmbito do projeto, podendo também modificar as políticas, os planos de gestão do projeto, os procedimentos, os custos ou os orçamentos.

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