PMBOK: Ferramentas e Técnicas - Lista, Atributos e Tipos de Atividades
Uma fase importante da definição do âmbito e do planeamento de um projeto, consiste no conhecimento da lista ótima das atividades (isto é, do conjunto mais eficiente e eficaz de atividades) que são necessárias para concretizar o produto ou serviço que será o resultado do projeto.
A linguagem de gestão de projetos refere um conjunto relativamente alargado de conceitos que estão relacionados com a definição das atividades dos projetos, o artigo seguinte sistematiza esses conceitos que, não sendo complexo, têm um conjunto de características que devem ser compreendidos por todos de forma a favorecer a comunicação com todos os interessados
O que é a lista de atividades de um projeto?
A resposta é simples. A Lista de Atividades de um projeto é a listagem das atividades que são necessárias para se criar o resultado do projeto. A lista de atividades de um projeto obtém-se através da decomposição dos pacotes de trabalho, e não contempla qualquer tipo de sequenciamento.
Na linguagem da gestão de projeto, define-se Pacote de Trabalho como sendo uma atividade completamente definida e gerível e que engloba um conjunto de tarefas agrupadas de acordo com um determinado entregável do projeto.
Os Atributos das Atividades são comparáveis ao Dicionário da EAP, só que desta vez, detalhando informações das atividades do cronograma. O tipo de informações que podemos encontrar nele varia consoante o tipo e a complexidade do projeto, mas todas as atividades do projeto devem ter pelo menos os seguintes atributos:
- Id da Atividade
- Id do Pacote de Trabalho a que pertence
- Nome da atividade
- Descrição
Contudo, à medida que os processos de planeamento vão sendo desenvolvidos, e a informação sobre as atividades vai sendo enriquecida, atributos como:
- Atividades predecessoras e sucessoras
- Relações lógicas
- Antecipações e atrasos
- Requisitos de recursos
- Restrições e premissas
- Custos
Vão sendo adicionados de forma a podermos associar a cada atividade informação que é fundamental para o correto planeamento do projeto.
A Lista de Atividades Marco (Milestones) identifica pontos importantes no projeto, mas que não envolvem trabalho algum, nem tempo, custo ou recursos associados. São simplesmente pontos de referência que indicam que o projeto alcançou algum ponto importante. Atividades Marcos podem servir para identificar o início ou a conclusão das entregas mais importantes do projeto.
Para entender melhor cada um destes conceitos tenha em
atenção as seguintes regras:
- Para nomear os pacotes de trabalho e as atividades que implicam a entrega de algo (produto, componente de Produto, Serviço, etc.) utilize substantivos (Exemplo, Pausa para Café; Entrega do Edifício; Certificado do Curso, etc.
- Para nomear as atividades que implicam fazer alguma coisa e que consomem recursos, utilize verbos. Exemplo: Selecionar Fornecedores; Contratar Catering; Construir Placa do Chão, etc.
- Para nomear as atividades marco utilize expressões que permitam perceber com uma resposta tipo Sim/Não se determinado ponto importante do projeto está concluído, (Exemplo, Catering Contratado; Certificados Impressos; Placa do Chão Concluída).