PMBOK: Documentos de Processo - Registo de Interessados (Stakeholder) do Projeto



O objetivo do processo de análise dos interessados de um projeto é obter respostas a várias perguntas relevantes para o processo de gestão. Algumas dessas perguntas são:
  • Quem são os interessados ou grupos de interessados no projeto?
  • Quais são os interesses dessas pessoas ou grupos de pessoas?
  • Como é que elas veem o projeto? Isto é, como é que elas acham que o resultado do projeto as vai afetar e porque é que têm essa opinião?
  • Quem pode vir a representar um entrave à execução do projeto?
Para obter respostas a estas e outras perguntas, e para definir as ações necessárias para resolver os problemas ou as questões que determinados interessados podem representar, ou para aproveitar o conhecimento que alguns dos interessados dispõem em proveito do projeto,  é necessário desenvolver uma análise aprofundada sobre quem são e quais os interesses dessas pessoas, grupos de pessoas ou entidades. O resultado dessa análise é o Documento de Registo de Interessados (Stakeholders).
 


O Documento de Registo de Interessados (Stakeholders) é um documento de estratégia e planeamento muito importante para a Gestão da Comunicação; Gestão de Risco e Gestão do Envolvimento dos Interessados.

Quem São os Interessados no Projeto (Stakeholders) e Como Deve Ser Feito o Seu Registo


Um interessado num projeto (Stakeholder) é qualquer pessoa, grupo de pessoas ou entidade que, por ação ou omissão tem o poder de influenciar de forma positivo ou negativa a probabilidade de sucesso de um projeto. O Registo de Interessados do Projeto é um documento que contem uma lista com toda a informação considerada relevante sobre os diferentes interessados no projeto.

O registo de interessados é diferente de projeto para projeto porque depende das perguntas sobre os interessados que o gestor de projeto e a sua equipa consideram importantes para aumentar a probabilidade de sucesso do projeto. Para além da informação de identificação e contactos (nome, morada, etc.) o registo de interessados do projeto permite recolher sobre cada interessado a informação que for considerada necessária para a comunicação e para a gestão de espectativas. Tipicamente essa informação é constituída por:

  • Nome do interessado
  • Informação de contato (morada, telefone, endereço de e-mail)
  • Quais são as suas espectativas e interesses em relação ao projeto?
  • Na opinião deles como é que o projeto os afetará?
  • Qual é a sua importância para o sucesso do projeto?
  • Qual é o seu grau de influência dentro da organização em que o projeto está a decorrer e perante os restantes interessados?
  • Qual é o contributo que deles se espera em cada uma das fases do projeto?
  • Qual é o tipo, meio e periodicidade da comunicação adequada às suas necessidades 

 

Postagens mais visitadas deste blog

PMBOK: Ferramentas e Técnicas – Métodos de Comunicação

PMBOK: Ferramentas e Técnicas – Método PERT