14 Princípios de Deming para Gerir a Melhoria da Qualidade (Parte 1)

Os denominados "14 princípios", estabelecidos por Deming, constituem o fundamento dos ensinamentos ministrados aos altos executivos no Japão, em 1950 e nos anos subsequentes. Esses princípios são a essência da filosofia em que assenta o ciclo PDCA de melhoria continua de qualidade, e aplicam-se a todas as áreas das organizações e a qualquer tipo de organização independentemente da sua dimensão ou do setor de atividade em que atuem.






Os princípios enumerados por Edward Deming estão em grande medida baseados nas conclusões das teorias da Motivação Interiorizada e das Relações Humanas. Estas duas teorias defendem que o crescimento da produtividade do trabalhador depende da sua motivação a qual tem origem na satisfação das suas necessidades, sejam elas necessidades egocêntricas ou necessidades de segurança e sociais.
 
No quadro seguinte apresentamos os primeiros oito princípios em que Edward Deming fez assentar toda a sua filosofia de melhoria continua da qualidade.





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