PMBOK v5: 8.1 - Planear a Gestão da Qualidade do Projeto



Planear a Gestão da Qualidade é o processo do PMBOK que identifica quais padrões de qualidade que são relevantes para o projeto e determina a forma de os satisfazer.

Para o planeamento da qualidade do projeto (qualidade do processo e qualidade do produto) deve ser considerada a cultura, os sistemas e os fatores ambientais (P.ex. Condições de mercado e grau de tolerância ao risco), da empresa onde o projeto está a ser executado, bem como as normas governamentais e setoriais (por exemplo, regulamentos de agencias reguladoras, normas de produtos e normas de qualidade) aplicáveis ao projeto em causa, e que influenciam o sucesso do projeto, e a forma como o projeto poderá ser gerido.

Para além destas de preocupações de caráter mais contextual, o correto planeamento da gestão da qualidade do projeto exige que se disponha de um bom documento de âmbito do projeto e de um correto plano de gestão do projeto.



Um documento de âmbito do projeto, onde esteja adequadamente descrito as entregas do projeto e o trabalho necessário para criar essas entregas, fornecendo um entendimento comum sobre o âmbito do projeto, permitindo que a equipa do projeto realize um planeamento mais detalhado, orientando o trabalho da equipa durante a execução e fornecendo a linha de base para avaliar, aprovando ou recusando, os pedidos de alteração ou de trabalho adicional (extras).

O grau e o nível de detalhe com que o documento de âmbito define o trabalho que será realizado e o trabalho que será excluído podem determinar a eficácia com que a equipa de gestão de projetos poderá controlar o âmbito global do projeto. A gestão do âmbito do projeto, por sua vez, pode determinar e eficácia com que a equipa de gestão de projetos poderá planear, gerir e controlar a execução do projeto.

Como resultado do processo de planeamento da gestão da qualidade do projeto temos o plano de gestão de qualidade, que descreve a forma a política de qualidade da organização se traduz no contexto específico do projeto em causa, e a forma como a equipa de gestão de projetos implementará essa política de qualidade, e as correspondentes métricas de qualidade que serão utilizadas nos processos de gestão e controlo da qualidade.

Um outro resultado do processo de planeamento da gestão da qualidade é a elaboração das respetivas listas de verificação de qualidade. Uma lista de verificação é uma ferramenta estruturada, geralmente específica para determinado componente, e que é usada para verificar se foi executado um conjunto de etapas que são necessárias para a qualidade do resultado final.

Muitas organizações possuem listas de verificação padronizadas disponíveis para garantir a consistência em tarefas realizadas com frequência. Em algumas áreas de aplicação, as listas de verificação também estão disponíveis a partir de associações profissionais ou prestadores de serviços comerciais. As listas de verificação da qualidade são utilizadas no processo de controlo da qualidade.

Por fim, o processo de planeamento da gestão da qualidade do projeto deverá produzir um plano de melhorias no processo, isto é, um plano auxiliar do plano de gestão do projeto que detalha as etapas de análise dos processos que irão facilitar a identificação de desperdícios e de atividades sem nenhum valor agregado e, consequentemente sem valor para o cliente, e a linha base da qualidade a qual regista os objetivos de qualidade do projeto, e que serve de base para medição e emissão de relatórios de desempenho da qualidade.

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