PMBOK v6: 5.3 Definir o Âmbito / Escopo
Definir o âmbito / escopo é o processo de desenvolvimento de uma descrição detalhada do projeto e do produto. Este processo é crítico para o sucesso do projeto na medida em que uma deficiente definição do âmbito / escopo pode gerar um produto ou projeto incompleto ou incorreto.
A preparação de uma correta e detalhada definição do âmbito / escopo tem por base uma boa Coleta de Requisitos a qual, como vimos anteriormente, depende de uma boa Identificação das Partes Interessadas no Projeto.
Aquando da Identificação das Partes Interessadas no Projeto é fundamental a identificação correta do cliente do projeto uma vez que, em última análise, é ele o responsável por definir os requisitos mais importantes e por aceitar os resultados do projeto.
Esta questão da correta identificação do cliente do projeto pode parecer uma questão menor ou de difícil ocorrência. No entanto a experiência demonstra-nos que é bastante frequente que as equipas de projeto, principalmente quando o projeto decorre numa organização que não conhecem bem, se deixem enganar por especificidades próprias de estruturas organizacionais complexas, acabando por identificar como cliente pessoas que, no final, se revelam não serem aquelas que vão de facto utilizar o produto ou serviço ou que têm a ultima palavra na aceitação do resultado.
As necessidades e expetativas das principais partes interessadas são analisadas e convertidas num conjunto de requisitos. Durante o processo de definição do âmbito / escopo do projeto. Esses requisitos são avaliados, em conjunto com os pressupostos e as restrições documentadas no Documento de Início do Projeto, de forma a definir um âmbito / escopo do projeto que atenda às necessidades das partes interessadas, e em especial do cliente do projeto, e que seja realizável à luz pressupostos e constrangimentos identificados.
A preparação de uma correta e detalhada definição do âmbito / escopo tem por base uma boa Coleta de Requisitos a qual, como vimos anteriormente, depende de uma boa Identificação das Partes Interessadas no Projeto.
Aquando da Identificação das Partes Interessadas no Projeto é fundamental a identificação correta do cliente do projeto uma vez que, em última análise, é ele o responsável por definir os requisitos mais importantes e por aceitar os resultados do projeto.
Esta questão da correta identificação do cliente do projeto pode parecer uma questão menor ou de difícil ocorrência. No entanto a experiência demonstra-nos que é bastante frequente que as equipas de projeto, principalmente quando o projeto decorre numa organização que não conhecem bem, se deixem enganar por especificidades próprias de estruturas organizacionais complexas, acabando por identificar como cliente pessoas que, no final, se revelam não serem aquelas que vão de facto utilizar o produto ou serviço ou que têm a ultima palavra na aceitação do resultado.
As necessidades e expetativas das principais partes interessadas são analisadas e convertidas num conjunto de requisitos. Durante o processo de definição do âmbito / escopo do projeto. Esses requisitos são avaliados, em conjunto com os pressupostos e as restrições documentadas no Documento de Início do Projeto, de forma a definir um âmbito / escopo do projeto que atenda às necessidades das partes interessadas, e em especial do cliente do projeto, e que seja realizável à luz pressupostos e constrangimentos identificados.
Como a grande maioria dos processos definidos no PMBOK, a definição do âmbito / escopo é um processo de aprofundamento crescente à medida que aumenta a informação a respeito do projeto ou do produto ou serviço a criar. Periodicamente, ao longo do planeamento e execução do projeto, os riscos pressupostos e restrições previamente identificados devem ser analisados para verificar a sua validade à luz dos conhecimentos que vão sendo adquiridos devendo, caso se justifique, proceder à sua alteração / atualização.
O processo 5.3 Definir o Âmbito / Escopo tem as seguintes Entradas, Ferramentas e Técnicas e Resultados:
O processo 5.3 Definir o Âmbito / Escopo tem as seguintes Entradas, Ferramentas e Técnicas e Resultados:
Entradas
|
Ferramentas e Técnicas
|
Resultados
|
Documentação de Requisitos
|
Análise de Produto
|
Atualiz. dos Documentos do Projeto
|
Avaliação de Alternativas
|
|
|
|
Oficinas (Workshops) Facilitadores
|
|
Grp2ALL
Artigo atualizado em setembro de 2021
Artigo atualizado em setembro de 2021