PMBOK v6: 5.2 Coletar os Requisitos


Coletar os Requisitos do Projeto é o processo de definição e gestão das necessidades das partes interessadas (stakeholders) de forma a alcançar os objetivos do projeto. A coleta dos requisitos deve contemplar o processo de definição e documentação das funções e funcionalidades do produto ou serviço que o projeto se propõe criar.

Os requisitos recolhidos vão permitir definir o que é necessário fazer e criar da Estrutura Analítica de Projeto (EAP/WBS). O planeamento do custo, o cronograma e o plano de qualidade são outros documentos que são criados tendo por base os requisitos recolhidos


A criação do documento de requisitos do projeto inicia-se pela análise das informações contidas no Documento de Inicio do Projeto e no processo 13.1 Identificar as Partes Interessadas.

No âmbito do projeto existem dois tipos de requisitos: Requisitos de projeto os quais incluem, entre outros, os requisitos de negócio, os requisitos de gestão do projeto e os requisitos de entrega; Requisitos do produto ou serviço que será entregue no final do projeto e que podem incluir, entre outros, informações sobre requisitos técnicos, de segurança, de desempenho.

Por mais óbvios que possam parecer, tanto os requisitos do projeto como os requisitos do produto devem ser devidamente identificados (Por exemplo, num projeto de construção de um barco, é requisito saber quantas pessoas pode transportar e se é um barco à vela ou a motor, mas existe um requisito óbvio, mas que não pode ser esquecido, e que é que o barco deve navegar sem se afundar).


Em termos gerais existem 3 tipos de requisitos (Atrativos, Normais e Necessários), com impacto distinto em termos da satisfação das expetativas das partes interessadas. Requisitos atrativos são aqueles que o cliente não esperava. Por isso a sua inexistência não cria insatisfação no cliente e a sua existência surpreende positivamente; Requisitos Normais são aqueles que são esperados pelo cliente e em relação aos quais a inexistência cria insatisfação e a existência criam satisfação; Por último os requisitos Necessários são aqueles que o cliente não verbaliza porque os considera óbvios e que apesar de não serem valorizados, em termos de satisfação pelo cliente, a sua inexistência cria neste um elevado grau de insatisfação.

Deve ainda ter-se em atenção que, em muitas situações, esta tipologia é dinâmica. Requisitos antes considerados Atrativos podem ser hoje avaliados pelos clientes como normais ou mesmo como necessários. Por exemplo, para os compradores de carros utilitários de custo mais reduzido, o ar condicionado era, em meados dos anos 90 do séc. XX, um requisito Atrativo, no início da década seguinte já tinha passado a requisito Normal e hoje é um requisito Necessário.

O processo 5.2 Coletar Requisitos, em conjunto com o processo 13.1 Identificar as Partes Interessadas, são dois dos novos processos incluídos no PMBOK v5 mas são também dois dos processos mais importantes para o sucesso do projeto, uma vez que este é diretamente influenciado pela qualidade com que é efetuada a recolha e são geridos os requisitos do projeto. A qualidade da recolha dos requisitos, nomeadamente a garantia de que esta é o mais completa possível, depende em grande medida do correto e completo Registo das Partes Interessadas, o qual é um dos resultados do processo 13.1 Identificar as Partes Interessadas.O correto registo das partes interessadas é  fundamental para identificar quem pode fornecer informações detalhadas sobre os requisitos do projeto e do produto.

Pertencente à área de conhecimento Gestão do Âmbito / Escopo do Projeto o processo 5.2 Coletar Requisitos tem o seguinte diagrama de fluxo de dados:





Entradas
Ferramentas e Técnicas
Resultados
Documentação dos Requisitos





Técnicas de Decisão em Grupo (Técnica Nominal de Grupo e Método Delphi)









    O processo de recolha de requisitos é interativo sendo aprofundado à medida que as diversas partes interessadas vão transmitindo as suas necessidades. Uma ferramenta útil, e que nos permite avaliar se o processo de recolha de requisitos está mais ou menos completa, consiste na catalogação dos requisitos por tipo e na criação da roda de requisitos.

    Para mais informação sobre a forma como os requisitos do projeto podem ser tipificados consulte o artigo Classificar Requisitos do Utilizador

    Grp2ALL

    Artigo atualizado em Maio de 2016

    Postagens mais visitadas deste blog

    PMBOK v6: 7.4 Controlar os Custos do Projeto

    PMBOK: Tipos Contratos Preço Fixo