Postagens

Mostrando postagens de agosto, 2016

Planear os Riscos: Ações de Resposta

Imagem
O principal benefício em conhecer os riscos que podem afetar o resultado do projeto está em que esse processo de identificação permite conhecer as causas e as características do risco identificado e determinar qual é a melhor solução possível. Os riscos a que o projeto está sujeito podem ser negativos, naqueles casos em que a concretização do evento prejudica a obtenção dos resultados do projeto, ou positivo, no caso em que a concretização desse evento beneficiará à obtenção dos resultados do projeto.  Por exemplo, se identificarmos como um risco negativo a probabilidade de chover no dia em que planeamos assistir a um concerto de musica ao ar livre, uma pessoa precavida irá usar esse conhecimento sobre a previsão do tempo para levar para o concerto um casaco, botas e guarda-chuva, de forma a que assim preparado possa usufruir do concerto com o mínimo de incomodo possível. Depois de identificado um determinado risco negativo as opções de solução que se oferecem agrupam-se

9 Programas de Software Grátis para Gestão de Projetos

Imagem
Habitualmente o software de gerenciamento de projeto é caro, e vem cheio de funcionalidades que a maioria dos gestores, principalmente aqueles que estão a iniciar-se e têm como responsabilidade gerir projetos de pequena e média dimensão, não usam, nem pensam vir a usar.  Para quem não tem dinheiro para investir numa ferramenta proprietária (e cara) de suporte à gestão de projetos, deixamos aqui algumas sugestões de ferramentas que, apesar de gratuitas, apresentam um conjunto de funcionalidades que as tornam numa excelente alternativa aos produtos comerciais.

MS Project 4 AGILE: Configuração Ciclos de Trabalho (SPRINTS)

Imagem
No primeiro artigo ensinámos como configurar o Microsoft Project, para que ele possa ser usado como uma ferramenta de planeamento e controlo de projetos que sejam geridos com SCRUM ( ver aqui ). No presente artigo vamos explicar as alterações que devem ser feitas de forma a adaptar o MS Project ao método de trabalho por interações.

MS Project Configuração para AGILE (SCRUM)

Imagem
O Microsoft Project é a ferramenta de gestão mais utilizada pela generalidade dos gestores de projetos. Com a crescente utilização dos métodos Ágeis uma das dificuldades com que os gestores de projeto se debatem reside na necessidade de se habituarem a utilizar novas ferramentas, uma vez que se difundiu o mito de que o Microsoft Project não é compatível com os métodos ágeis de gestão de projetos. De facto, os princípios do AGILE, nos quais se baseiam os métodos de gestão ágeis, aconselham, e propõem, outros tipos de ferramentas, mas a verdade é que, conforme diz o ditado português, não é o hábito que faz o monge, isto é, não é por usarmos as ferramentas propostas pelos métodos ágeis que estamos a fazer uma gestão ágil de projeto, como não é por usarmos o Microsoft Project que a nossa gestão de projeto é menos ágil. Tendo isto presente iremos dar hoje á publicação de um conjunto de artigos que ensinam a configurar o Microsoft Project para que este possa ser usado num projeto que

PMBOK: Tipos Contratos Preço Fixo

Imagem
Tipos de Contratos Preço Fixo No âmbito dos processos de gestão de aquisições o PMBOK apresenta 3 modelos distintos de contratos: Contratos de Preço Fixo, Contratos de Preço Variável e Contratos de Tempo e Materiais.  Cada um destes modelos engloba vários tipos de contratos distintos. O modelo de contrato a escolher deve ser o mais adequado à realidade da organização onde o projeto está a decorrer, ás características do projeto e do produto que se pretende criar, e ao setor de atividade em que o projeto se insere.