2016 Novidades no Exame PMP

Desde meados do ano passado que se sabe que o PMI iria alterar algumas coisas do exame PMP a partir de Janeiro de 2016. Essas alterações já estão em vigor, e muitas empresas de formação publicitam novos livros e novos conteúdos adaptados ao novo exame.
    
Mas será que as alterações são tão relevantes que tornam obrigatório a compra de novos manuais e materiais de estudo?
     
Para responder a esta questão vamos ver com um pouco mais de detalhe quais as alterações que foram introduzidas.


A leitura do documento Descrição do Conteúdo de Exame PMP®, disponibilizado pelo PMI® permite concluir que foram introduzidas algumas alterações as quais afetam aqueles que se encontram a estudar e que pretendem realizar o exame de certificação PMP® após o dia 11 de Janeiro de 2016.

A conclusão a que chegámos é que essas alterações podem considerar-se mínimas e os manuais e outros materiais de estudo e preparação podem continuar a ser usados bastando que tenha em consideração aquilo que foi alterado.

Porque é que o Exame PMP muda?


De tempos a tempos o PMI realiza um estudo sobre as funções do gestor de projetos (Role Delineation Study - RDS) de forma a conhecer o que é que os gestores de projeto fazem no seu dia-a-dia. Esses estudos servem de guia às alterações que vão sendo introduzidas no exame. O ultimo desses estudos mostrou que a função de gestor de projeto sofreu algumas ligeiras alterações e por isso o PMI alterou o exame de certificação de forma a refletir essas alterações.

O que Mudou no Exame PMP


As alterações mais relevantes são as 8 novas atividades adicionadas aos 5 domínios que constituem o Exame PMP de forma a dar uma maior ênfase aos processos relacionados com os interessados (stakeholders) do projeto (incluindo a sua gestão, envolvimento no projeto e comunicação). O numero total das atividades aumentou de 34 para 42.
  • Domínio de Inicio do Projeto [3 novas atividades]
    • Identificar os entregáveis mais importantes (key deliverables) relacionados com os requisitos de negócio de forma a gerir corretamente as expectativas dos diversos interessados e direcionar a obtenção dos objetivos do projeto.
    • Realizar a análise de benefícios com a participação dos interessados relevantes (incluindo o patrocinador, cliente e peritos/especialistas no produto ou serviço que está a ser criado).
    • Informar os interessados sobre o conteúdo do documento de inicio de projeto que foi aprovado (project charter), de forma a assegurar um entendimento comum em relação aos entregáveis, etapas e as várias funções e responsabilidades.
Estas alterações revelam um aumento da importância numa nova área: benefícios de negócio, estratégia e concretização dos benefícios. Os resultados do RDS mostraram que os gestores de projeto estão cada vez mais envolvidos nessas atividades que ocorrem na fase mais inicial do projeto (ou mesmo antes, durante o processo de seleção) e o exame foi alterado para refletir essa mudança de função / responsabilidade.

Para além disso o papel do gestor de projeto na criação do documento de inicio do projeto (Project Charter) também mudou. O RDS mostrou que, não só é da responsabilidade do gestor de projeto criar esse documento, como também é de sua responsabilidade gerir as relações com os interessados e garantir que todos eles conhecem e compreendem o seu conteúdo.

  • Domínio de Planeamento do Projeto [1 nova atividade]
    • Desenvolver o plano de gestão de interessados (stakeholders) o que permite conhecer em detalhe as necessidades, interesses e impacto potencial, de forma a gerir de forma eficiente e eficaz as expectativas dos diversos interessados ou grupos de interessados e garantir o seu envolvimento e comprometimento com as decisões e os resultados do projeto.
  • Domínio de Execução do Projeto [2 novas atividades]
    • Gerir o fluxo de informação de acordo com o que está definido no plano de comunicação, de forma a manter os diversos grupos de interessados devidamente envolvidos e informados sobre o estado atual da execução.
    • Manter o relacionamento com os diversos interessados seguindo o que está definido no plano de gestão dos interessados de forma a obter o suporte continuado e a gerir as expectativas de todos os interessados.
Mais uma vez no centro desta alteração está a enfase dada ao trabalho que o gestor de projeto deve fazer no sentido de gerir as espectativas dos varios interessados no projeto mantendo-os envolvidos e comprometidos com a execução e com o resultado que está a ser criado. A alteração reconhece que para manter um correto relacionamento com os interessados é preciso muito mais do que o simples envio de informação e que, para além disso, é necessário construir um relacionamento de trabalho permanente e bem sucedido.

  • Domínio de Monitorização e Controlo do Projeto [2 novas atividades]
    • Recolher, analisar e gerir as lições aprendidas. Arquivar os documentos e os restantes materiais usados no projeto seguindo os procedimentos e as práticas previamente definidas e aceites pela organização, de forma a cumprir com os requisitos e as normas em vigor, e a possibilitar o seu uso em auditorias e em projetos futuros
    • De forma a avaliar a sua satisfação com a forma como o projeto está a ser executado, obter o feedback dos interessados relevantes, usando as técnicas e as ferramentas mais apropriadas e que estejam definidas no plano de gestão de interessados
  • Domínio de Fecho do Projeto [Sem novas atividades]
Apesar de o exame continuar a ser baseado na 5ª Edição do PMBOK e nos mesmo 5 domínios de processo acima referidos, para além das mudanças explicitadas acima, foram ainda introduzidas algumas ligeiras alterações na terminologia e na linguagem usada. Contudo os princípios subjacentes continuam a ser o mesmos, pelo que essas alterações não deverão apresentar problemas de maior na hora de realizar o exame.

Para terminar foram introduzidas ligeiras alterações no "peso" que cada um dos 5 domínios tem no total do exame. A tabela abaixo mostra o novo "peso" que cada um dos diversos domínios em percentagem do numero de perguntas do exame.



Inicio
13%
Planeamento
24%
Execução
31%
Monitorização e Controlo
25%
Fecho
7%


Bons Projetos e ... Sucesso no exame de certificação

Grp2ALL

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